Com o objetivo de aproximar cada vez mais as crianças da matemática, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adotou o projeto “O Círculo da Matemática”, um método de ensino participativo criado por professores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e implementado em mais de 10 municípios brasileiros, entre eles a capital paraense, há três anos, pelo Instituto Tim.
Até 2014, o projeto beneficiou mais de 1.500 alunos em Belém. Este ano 920 alunos de sete escolas fazem parte do círculo na rede municipal de ensino. A ideia principal é trabalhar a disciplina de forma lúdica, buscando no aluno um co-autor do conhecimento, desconstruindo o medo da matemática. As atividades tornam a aula divertida e o aprendizado garantido e prazeroso para os estudantes.
“Eu adoro as aulas. Matemática agora é minha disciplina preferida, tenho boas notas e me divirto aprendendo”, comemora a aluna Regiane Silva, de 10 anos. Em Belém, nove educadores passaram por treinamentos para integrar o círculo de Matemática que atende crianças de 7 a 10 anos, das turmas do 1º ao 4º ano. As aulas são desenvolvidas em atividades extra classe.
O professor Manoel Araújo destacou a importância do projeto. “As crianças têm medo de matemática e não costumam participar das aulas por medo do erro e no projeto isso não acontece. Elas se sentem à vontade. O resultado disso é muito satisfatório”, assegura o professor.
A avaliação anual realizada pelo Instituto Tim verificou que os estudantes que participaram do Círculo tiveram desempenho de 7,3% superior no índice de Competências Matemáticas, em relação aos alunos que não frequentaram o projeto em 2014.
Para a aluna Ariane Leal, do 4º ano da Escola Municipal Alzira Pernambuco, as aulas deveriam ocorrer todos os dias. “É muito legal, o professor deixa a gente participar, podemos escrever as respostas no quadro e isso é muito bom, gostamos muito”.
Leandra Cardoso, de 10 anos, tem a mesma opinião da colega Ariane e garante que as aulas do projeto são as melhores. “Temos a aula uma vez por semana, por mim seria todos os dias. Nos divertimos com o professor e aprendemos muito”.
Texto: Priscylla Gester
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								