Com olhares curiosos e ouvidos atentos a cada explicação, alunos da Escola Municipal Alzira Pernambuco, no Marco, aprenderam sobre as riquezas do Pará e a história da capital, durante um passeio promovido na manhã desta terça-feira, 17, pelo projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém”.
O city tour, realizado pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), começou no Mangal das Garças, na Cidade Velha, e terminou na Casa do Minério, em Nazaré.
Aluna do 8º ano da Alzira Pernambuco, Juliellem da Rocha, 14 anos, diz estar ansiosa para mostrar à família os locais que conheceu. “Foi um passeio muito bom. Eu não sabia a quantidade de minério que tem no Pará. Se agora me perguntarem sobre mineração eu sei dizer até como é feito o alumínio e para quê ele é usado”, disse a menina. “Agora quero trazer os meus pais para conhecerem e aprenderem tudo que vi hoje”, completou.
Na Casa do Minério, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer amostras de minérios como ferro, cobre, níquel, entre outros e a exposição fotográfica Expedição Imerys. Essa exposição foi resultado de um concurso que premiou os autores das duas melhores fotografias dos projetos sociais da Imerys, mineradora que atua com caulim no município de Barcarena.
Os alunos da escola do bairro do Marco foram a primeira turma do projeto "Turismo na Escola" neste ano de 2016. Até o final do ano letivo, mais de 300 alunos, de 14 escolas municipais, farão o passeio, que é realizado quinzenalmente.
O city tour tem duração de quatro horas e também passa pelo Polo Joalheiro e Complexo Feliz Lusitânia. A coordenadora da Belemtur, Graziele Carréra, ressalta a importância deste projeto para a valorização do turismo da capital. “Estamos incentivando os alunos a conhecerem a própria cidade. A partir deste contato com os pontos turísticos, os alunos passarão a entender e valorizar mais o patrimônio histórico, a fauna e a flora de Belém”, ressaltou.
Bruno Lima, de 14 anos ficou encantado com a paisagem que viu no Mangal das Garças. “A parte que eu mais gostei desta visita foi quando subi no Farol de Belém, que tem 45 metros, e tive uma linda vista”, revelou o aluno.
Este já é o terceiro ano que o projeto retira os estudantes de dentro das salas de aula para descobrirem a cidade de maneira descontraída e pedagógica. “Após esta visita, vamos passar um trabalho interdisciplinar para que estes alunos possam aprofundar os conhecimentos adquiridos hoje e também compartilhar com outros colegas”, explicou a coordenadora da Alzira Pernambuco, Márcia Costa.
O próximo city tour será no dia 31 de maio, com alunos da Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho, do bairro da Marambaia.
Texto: Andreza Carvalho