A praça do Jaú, no bairro Sacramenta, foi o palco de um aulão de atividades físicas ocorrido nesta quarta-feira, 30 de junho. A ação começou com alongamento e depois teve aula de ritmos, com funk, carimbó e brega. A programação foi realizada pelo Grupo Vida Ativa, coordenado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família da Sacramenta, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e bem-estar à população.
O educador físico Fabrício Collares faz parte do projeto desde 2018 e conta que se sente realizado por conseguir fazer a diferença na vida dos participantes.“Meu objetivo é ajudá-los a ter qualidade de vida, por meio da atividade física. E dessa forma contribuir pra que eles possam tratar problemas, como obesidade, depressão e pressão alta”.
O grupo é composto por cerca de 150 pessoas, mas as atividades são divididas em grupos menores, para não causar aglomeração.
Acolhida – No evento desta quarta-feira, participaram cerca de 30 pessoas. Entre elas, a dona de casa Cris da Silva, de 54 anos, que entrou no projeto depois de perder o marido, com quem foi casada durante 32 anos. "O Vida Ativa devolveu a minha vida. Eu estava em uma depressão profunda e agora consigo sorrir, fiz muitas amigas, que me dão todo o suporte, além dos profissionais que me acolheram muito bem”, ressaltou.
Vida Ativa – Os participantes do grupo variam de 30 a 65 anos e o público é prioritariamente feminino. O projeto é composto por uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta e educador físico.
O fisioterapeuta Luan Auad ressalta que a intenção da equipe é promover saúde. "Incentivamos o bem-estar e levamos lazer para os moradores do bairro da Sacramenta, que não têm condições de pagar por uma atividade física. Além dos aulões, nós oferecemos também pilates, de forma gratuita”, pontuou.
A aposentada Ana Lúcia Souza, de 61 anos, está no projeto desde o início e já não se imagina sem as atividades. “Eu sofro com depressão e, desde que entrei no Vida Ativa, eu mudei completamente. Sou feliz, fiz amigas, emagreci e melhorou também minha qualidade de vida e do sono e a forma como encaro minha doença”.
Bem-estar – O Vida Ativa foi criado em 2018, para proporcionar atividades gratuitas para a comunidade da Sacramenta. São oferecidas diversas ações, como treinamento funcional, atividades com idosos e pilates solo. Sempre antes das atividades são verificados os sinais vitais, como pressão arterial e batimento cardíaco.
Texto: Carolina Boução