Projetos na área da saúde de Belém têm aprovação unânime entre gestores da Região Metropolitana

A Academia da Saúde do Carananduba, em Mosqueiro, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial foram os dois projetos da Prefeitura de Belém, executados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), aprovados durante a reunião ordinária do calendário 2022 da Comissão Intergestores Regionais (CIR Metropolitana I), realizada na manhã desta terça-feira, 15, no auditório da Sesma.

Composta pelos secretários de Saúde de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides, a CIR é uma instância de cogestão na área de saúde da Região Metropolitana de Belém, que mantém um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o Estado, pactuando, de forma consensual, a definição das regras da gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na reunião desta terça, em Belém, o diretor do Departamento de Ações em Saúde (Deas), Vitor Nina, credenciou a Academia da Saúde do Carananduba em Mosqueiro e justificou a importância da alteração da proposta inicial da aquisição de equipamentos da UBS Fluvial.

“A proposta inicial desses dois projetos data de 2017. Nós recebemos e demos andamento aos dois no ano passado, em 2021. O que acontece é um lapso grande entre 2017, quando foi elaborado o projeto, e a composição de orçamentos para 2021, quando ativamos os serviços. E por conta disso vamos precisar desse implemento orçamentário. Esses dois projetos são importantes para alcançarmos a nossa meta de expansão da atenção primária”, explicou Nina.

Os dois projetos foram aprovados, por unanimidade, pelos membros do Conselho. Presente à reunião o titular da Sesma, Maurício Bezerra, ressaltou a importância da decisão.

“Nós discutimos e felizmente foi aprovado pela CIR o projeto de habilitação da Academia da Saúde de Carananduba em Mosqueiro e também o ajuste financeiro para aquisição de equipamento para a UBS Fluvial. Portanto, nós agradecemos a todos os componentes da Comissão Intergestora Regional da RMB”, declarou o secretário.

Durante a reunião a secretária municipal de saúde de Ananindeua, Dayane da Silva Lima foi eleita a nova secretária da CIR.

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar