Projovem Urbano 2014 abre inscrições nesta quarta-feira,17

Jovens com idade entre 18 e 29 anos que, por algum motivo, deixaram de concluir o Ensino Fundamental, têm, no programa Projovem Urbano – iniciativa do governo federal em parceria com a Prefeitura de Belém – uma excelente oportunidade para retomar os estudos. Além de reinserir os jovens no processo de escolarização, o programa oferece capacitação para o mundo do trabalho e uma bolsa mensal de R$ 100 como auxílio.

Para receber o certificado, no entanto, os alunos precisam alcançar pelo menos 75% de presença às aulas e 75% de entrega dos trabalhos. Eles recebem merenda, uniforme, material didático, aulas de informática e ainda dispõem de uma sala de acolhimento infantil, destinada a receber os filhos pequenos dos estudantes durante o período das aulas.

As inscrições para a versão 2014 do programa – como o currículo prevê a conclusão do Ensino Fundamental em 18 meses, os alunos que entraram em 2013 ainda estão estudando – começam nesta quarta-feira, 17, e as aulas têm previsão de início para o dia 23 de fevereiro de 2015.
Para a inscrição, o aluno deve estar munido de RG, CPF, comprovante de residência e histórico ou ressalva nas escolas conveniadas ao Projovem Urbano.

A expectativa do coordenador geral do programa, Eduardo Cunha, é de que três mil jovens se inscrevam para cursar a versão 2014 do Projovem Urbano. “Como em 2013, nós tínhamos dez escolas municipais e recebemos dois mil alunos, com o aumento no número de escolas para 15, esperamos que também cresça a demanda”, destacou.

Segundo Eduardo, nesta edição, o Projovem Urbano vai oferecer qualificação para os jovens nas áreas de Saúde (auxiliar de administração em hospitais e clínicas: recepcionista de consultório médico e dentário; atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia – balconista) e Telemática (operador de microcomputador: helpdesk; telemarketing – vendas; e assistente de vendas – informática e celulares).

“Fizemos uma consulta ao Portal do Trabalhador aqui de Belém, que nos indicou as áreas em que existe uma maior quantidade de vagas e, assim, definimos esses arcos de qualificação”, completou Cunha.

O programa já mudou a vida de jovens como Maiara Nascimento, de 22 anos. Ela tinha largado os estudos aos 17 anos, por conta de uma gravidez não planejada. No ano passado, tomou conhecimento da iniciativa e decidiu se inscrever. Ela ainda não concluiu o Ensino Fundamental – o que deve acontecer em abril do ano que vem – mas já conseguiu emprego em um hotel localizado no distrito de Mosqueiro, onde vive com a família. “O meu desejo era voltar a estudar e seguir em frente, o que graças a Deus eu consegui. Melhor ainda foi, também, graças ao curso, ter conseguido uma colocação no mercado. Agora, quero seguir para o Ensino Médio e chegar até uma faculdade”, contou, acrescentando que várias amigas, como as jovens Marluce Santos e Érica Pina, também já conseguiram se empregar por conta da qualificação.

É com isso que sonha a jovem Rayana Ferreira, de 24 anos. Assim como Maiara, ela parou de estudar aos 18 anos por conta de uma gravidez não planejada. Entrou no programa no ano passado e está em busca de uma oportunidade de trabalho. “Essa chance é muito boa até porque eles facilitam em tudo, oferecendo, inclusive, espaço para que possamos levar os nossos filhos para a aula, o que ajuda bastante. Agora que comecei, não vou mais parar, quero prosseguir com os meus estudos”, ressalta a moça, que mora no bairro do Guamá, em Belém.

Serviço:

As inscrições ao Projovem Urbano 2014 começam nesta quarta-feira, 17. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas através do telefone da sede do Projovem Urbano: (91) 3219-3521. Para se inscrever, o interessado deverá procurar a sede do programa, localizada na Vila Leopoldina, 167, bairro de Nazaré, ou uma das 15 escolas municipais que funcionarão como polos. São elas: Paulo Freire (Tenoné), Maria Amoras (Bengui), Cordolina Fontelles (Pratinha), Almerindo Trindade (Pedreira), Silvio Nascimento (Condor), Stellina Valmont (Terra Firme), República de Portugal (Marambaia), Amália Paumgartten (Guamá), Miguel Pernambuco (Jurunas), Inês Maroja (Barreiro), Madalena Raad (Paracuri), Terezinha de Souza (Castanheira), Profª Ida de Oliveira (CDP), Francisco Nunes de Carvalho (Guamá) e Helder Fialho (Outeiro).

Documentos necessários para a inscrição (originais e cópias): RG, CPF, Comprovante de residência,último histórico escolar (ou ressalva da escola em que estudou).

Texto: Elck Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar