Faltando pouco mais de duas semanas para o início das férias escolares, o comércio e o turismo da ilha de Mosqueiro, uma das mais populares do Pará, estão se organizando para receber os veranistas. O chamado “novo normal” exige distanciamento social entre as mesas e cadeiras, público reduzido em até 50% da capacidade das barracas, música de voz e violão com até cinco artistas no palco e funcionamento de bares e restaurantes com vendas de bebidas alcoólicas até 1h da manhã. O rigor dá cumprimento ao Decreto Estadual 800/2020, do governo do Estado, para evitar aglomerações e aumento dos casos da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
A situação ainda é de pandemia, porém, de esperança com o avanço da vacinação e recuperação das vendas. Os barraqueiros das praias de Mosqueiro estão apostando em novos produtos e serviços, substituindo os antigos hábitos por ações que valorizam a saúde do corpo. Um exemplo é o serviço de massoterapia, inclusive, para mulheres grávidas, disponível numa barraca da praia do Paraíso, onde também existe redário e muitos elementos urbanísticos para atrair as crianças.
Segundo o gerente do local, Carlos Monteiro, a cozinha da casa também foi ampliada e a quantidade de garçons vai triplicar durante os fins de semana para atender a clientela com mais rapidez e segurança. “As pessoas estão conscientes que não podem se aglomerar, permanecer por muito tempo, mas nós mantivemos o redário para quem vai dar um cochilo, após o almoço, e também outros serviços de apreciação da natureza”, destaca o gerente. A barraca já está funcionando. Durante a semana, dois garçons fazem o atendimento e aos sábados e domingos, o número sobe para dez garçons. “Queremos dar rapidez e não perder o cliente”, completa.
Em outro estabelecimento, os destaques são o ambiente aconchegante, com música dos hits dos anos 80, a comida com sabor caseiro e muitos cantos de apoio sentimental com frases e plantas. “Creio que seja tudo que as pessoas estão precisando nesse momento de reconstrução”, diz Suzete Lima, que, junto com o marido Ivo Barbosa, já se vaciou contra a Covida-19. “Graças a Deus estamos vencendo a pandemia. Por isso, estamos preparando esse ambiente acolhedor, repleto de natureza e uma boa comida para nossos visitantes, pois, graças a Deus, não temos que do que reclamar, nossa clientela é fiel”, festejou.
Turismo – Quem escolhe Mosqueiro para passear e conhecer as famosas praias de água doce não se decepciona. As amigas Michelle Ronconi e Elga Gomes, do Rio de Janeiro, estavam na manhã desta quinta-feira, 17, na praia do Paraíso, registrando tudo e encantadas com a natureza. “É tudo muito bonito. A praia de onda de rio é incrível, maravilhosa”, disseram. As duas amigas cariocas há tempo planejavam a viagem até Mosqueiro. “Vamos passar o dia inteiro aqui”, disse a guia de turismo Ana Paula Magalhães e o motorista Renato Rocha.
O movimento de turistas deve crescer ainda mais. De acordo com indicadores econômicos do Clube de Dirigentes Lojistas de Belém (CDL), a alta na procura por acessórios e vestuário da moda praia deve subir mais de 10% em 2021. Segundo Joy Colares, presidente da entidade, os lojistas aguardam pelo aquecimento das vendas também confiantes no avanço da vacinação.
Em Mosqueiro, a agente distrital, Vanessa Egla, vem realizando parcerias para melhorar o setor do turismo. No início dessa semana, Vanessa Egla se reuniu com o presidente da BelémTur, André Cunha, para definir o calendário do curso de capacitação de atendimento ao público destinado aos trabalhadores e trabalhadoras que atuam nas áreas turísticas de Mosqueiro, como tapiocaria, mercados, bares e restaurantes.
“Estamos muito felizes com essa parceria porque Mosqueiro faz parte da rota turística paraense e nós precisamos preparar nossos atendentes para receber esse público tão especial”, disse a gestora.
Verão da Gente – A prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro e diversos da administração municipal, está realizando a operação Verão da Gente, de limpeza, urbanização e revitalização de vias. A força-tarefa se concentra nos corredores turísticos e alamedas e ruas dos bairros centrais e mais afastados. Com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Pa) está sendo realizada a pré-campanha de educação para o trânsito, visando combater e prevenir os casos de acidentes de trânsito.
Os encontros terminam nesta sexta-feira, 18, na sede da Agência, na Vila. A pré-campanha é direcionada aos empreendedores e permissionários das barracas das praias da ilha, que foram notificados pelo Setor de Fiscalização da ADMOS. A coordenadora da pré-campanha, Elisabeth Carvalho, adianta que ações educativas vão continuar no mês de julho com distribuição de cartilhas e performances de teatro.
Texto: Selma Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								