O novo Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti será inaugurado na próxima quinta-feira, 25, quando será apresentada à população toda a nova estrutura do hospital, assim como os novos fluxos de atendimento. Uma das novidades é a implantação do Protocolo de Manchester, sistema de classificação de risco no âmbito da urgência e emergência. Utilizado no mundo inteiro, o sistema permite que sejam priorizados os atendimentos conforme a gravidade do caso.
Segundo o diretor do Departamento de Urgência e Emergência do município, Ivison Carvalho, o protocolo será muito benéfico para a população, já que garante que o primeiro atendimento médico ocorra em tempo adequado, otimiza o tempo de atendimento e evita a formação de filas. “Basicamente, isso consiste em uma pessoa ser atendida de acordo com a sua necessidade, no tempo que ela precisa ser atendida. O protocolo ainda evita que o paciente tenha piora clínica, caso precise de atendimento urgente”, explica o diretor.
O sistema já é utilizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci desde que foi inaugurada, há mais de três anos, e os pacientes da Unidade já avaliam o Protocolo positivamente. “Essa experiência aqui na UPA é muito positiva, e, se implantada no PSM da 14, com certeza dará mais agilidade na recuperação do paciente, que é o principal beneficiado neste processo”, destaca Lucidete do Socorro Silva, de 44 anos, que deu entrada na UPA às 15h desta segunda-feira, 22, com fortes dores abdominais e hemorragia, e em menos de 10 minutos foi encaminhada para a avaliação médica.
No PSM da 14, o atendimento funcionará de modo semelhante ao da UPA de Icoaraci, no qual os pacientes serão classificados pelas cores azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, que significam, respectivamente, atendimento não urgente, atendimento pouco urgente, atendimento urgente, atendimento muito urgente e emergência. O tempo de atendimento varia conforme a urgência do caso.
“Após o primeiro atendimento com o técnico, o paciente é direcionado para salas com estruturas diferentes, conforme sua classificação, onde serão chamados por painel eletrônico e encaminhados para o atendimento”, pontua Ivison Carvalho, frisando ainda que todos os fluxos estão sendo organizados para que se dê o atendimento imediato.
Além do Protocolo de Manchester de classificação de risco, o novo PSM será inaugurado com maior quantidade de leitos, novas instalações elétricas e hidráulicas, UTI pediátrica, ambientes mais amplos, refrigerados e acessíveis, centro cirúrgico ampliado para três salas, entre outras melhorias.
Texto: Kezia Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								