Público comparece em massa para completar o ciclo vacinal

Trabalhar diariamente com o público exige cuidados maiores, pois a preocupação de ser infectado é grande. Por esse motivo, o motorista Thiago Moraes, 35 anos, foi cedo ao posto da Universidade da Amazônia (Unama), na Av. Alcindo Cacela, para tomar a segunda dose da Astrazeneca. Para ele, que trabalha diretamente com o público, completar o ciclo vacinal representa felicidade. “Eu estou muito feliz por estar imunizado e espero que todo mundo se conscientize e tome a vacina, principalmente os colegas da minha categoria, porque trabalhamos pegando passageiros”.

Nesta segunda-feira, 16, está sendo aplicada a 2° dose da Astrazeneca em pessoas vacinadas com a 1° dose até o dia 26 de maio e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) antecipou a vacinação dos grupos que estão com a segunda dose agendada para até o dia 17 de agosto.

Carla Carvalho, 37 anos, fez de tudo para garantir a imunização, pensando no bem estar da sua família. “É um alívio, pois ainda não acabou a Covid-19 e a gente precisa mesmo se imunizar, não só pela família, mas protegendo todos que estão ao nosso redor. Eu tenho duas filhas, mãe, pai, então eu tenho que me preocupar com isso e é um ato de cidadania”, declarou.

Para pedagoga Jeane Pinto, de 43 anos, tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19 diminui os riscos de agravar a doença, considerando que ela é hipertensa. “Para mim, é mais uma esperança, porque se eu contrair a Covid a possibilidade de agravar é menor. E é isso que a gente espera, que a vacina seja eficaz, mas devemos continuar nos cuidando”, enfatizou.

No ponto de vacinação da Casa de Plácido, ao lado do estacionamento da Basílica de Nazaré, a procura pelo imunizante estava intensa, revelando que no espaço o público está atendendo ao chamado da Sesma. Foi o que disse nesta manhã a coordenadora do posto, Daniela Maia.

Segundo ela, “até o momento, segundo a coordenação de outros postos de vacinação de Belém, todos estão bem cheios. Então, as pessoas realmente estão comparecendo e atendendo ao nosso chamado. Mesmo assim, a gente reforça que é importante tomar a segunda dose para se proteger e proteger as outras pessoas também”.

O mecânico Almir Francisco, 40 anos, perdeu amigos e parentes para a doença e ficou emocionado ao tomar a segunda dose. “É uma satisfação e uma emoção muito grande estar aqui me vacinando. Espero que todos possam viver esse momento para que tudo isso acabe logo e a gente possa voltar a viver uma vida normal novamente”.

A segunda dose também requer a continuação de cuidados e proteção, como destaca a advogada Paloma Brasil, 39 anos. “Tomar essa segunda dose é motivo de muita alegria, mas, ao mesmo tempo, de ter serenidade para manter os cuidados, porque a gente pode transmitir ainda e podemos pegar a doença, mesmo que não seja tão forte. Então, precisamos da conscientização de todos para vencer tido isso”, apelou.

De acordo com a Sesma, especialmente hoje, o ponto de vacinação que funciona na Escola de Enfermagem da Uepa não faz parte da campanha de vacinação contra a Covid-19, por causa do falecimento da doutora em Ciência da Educação e docente da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Ana Sheyla Falcão Modesto.

Serviço:

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibiliza para esta etapa de complementação da imunização 24 pontos de vacinação que funcionam até 17h. Para se vacinar é preciso apresentar: RG, CPF e o Cartão de Vacinação de Belém.

Veja onde se vacinar:

1. Boulevard Shopping Belém – Estacionamento G6. Av. Visconde de Souza Franco, nº 776, bairro do Reduto;
2. Casa de Plácido, anexo do Centro Social de Nazaré, ao lado do estacionamento da Basílica;
3. Cassazum, Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco;
4. Espaço cultural do Castanheira Shopping Center, Rod. BR 316, km 01;
5. Colégio do Carmo, Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha;
6. Embarcação Aviso Auxiliar Breves, Marinha do Brasil, atracada no terminal hidroviário da Praça Princesa Isabel, bairro da Condor;
7. Faculdade Cosmopolita, Avenida Tavares Bastos, nº 1313, Marambaia;
8. Fibra, Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré;
9. Funbosque, Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;
10. Ginásio do CCBS-UEPA, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso;
11. Ginásio Mangueirinho, Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão;
12. Icoaraci – Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, Tv. dos Andradas, 1110 – Ponta Grossa;
13. Icoaraci – Igreja do Evangelho Quadrangular, Travessa São Roque, nº 789, Cruzeiro;
14. Icoaraci – Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças, Praça Pio XII, nº 148;
15. Igreja do Evangelho Quadrangular, na Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá;
16. Mosqueiro – Escola Municipal de Ensino Fundamental Abel Martins, Rua Lalor Mota, nº 551, Carananduba;
17. Mosqueiro – Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, Rua Rodrigues Pinajé, nº 998;
18. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusiva pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G);
19. Shopping Pátio Belém, 3º Piso, loja nº 358;
20. Centro de Ciências Sociais e Educação(CCSE), da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Rua do Una, n° 156;
21. UNAMA – Parque Shopping, Rodovia Augusto Montenegro, nº 4300, Parque Verde, acesso lateral Rua Betânia;
22. UNAMA – Avenida Alcindo Cacela, nº 287;
23. UNIFAMAZ – Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto;
24. Mirante do Rio da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus do Guamá, Rua Augusto Corrêa, nº 01, Guamá.

Texto: Lana Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar