Público da Domingueira ganhou copos exclusivos em mais uma edição

Uma das estações da Prefeitura de Belém, a Reciclar incentivou o descarte correto entre o público, aliando lazer e sustentabilidade.

Crédito: Juliana Maia

A segunda edição da Domingueira, realizada pela Prefeitura de Belém neste domingo (7), transformou as ruas de Belém em um amplo espaço de lazer, cultura e cidadania para todos os públicos. Foram ofertados serviços variados ao longo de 18 estações posicionadas na avenida 16 de Novembro, perímetro entre a rua Cesário Alvim e a avenida Roberto Camelier, bairro do Jurunas, em Belém (PA).

Duas estações, a Reciclar e a Semear, atraíram moradores de todas as idades ao abordar a sustentabilidade por meio de atividades lúdicas e práticas.

Crédito: Juliana Maia

A Estação Reciclar, idealizada pela Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp), funcionou como um ponto de coleta de materiais recicláveis, onde o público pôde trocar 10 latas, garrafas ou copos plásticos por um copo eco personalizado da Domingueira. Foram disponibilizados dois mil copos exclusivos.

A Estação levou à praça 12 coletores de mil litros para resíduos recicláveis; quatro coletores de mil litros; dez coletores de 240 litros; dez catadores de cooperativas; e 15 educadores ambientais.

Incentivar sustentabilidade e o descarte correto do lixo

Crédito: Juliana Maia

A troca de materiais recicláveis por um copo reutilizável é resultado de uma parceria da Prefeitura de Belém com a empresa Guamá Tratamento de Resíduos. A iniciativa estimulou o descarte correto do lixo, com jogos educativos sobre reciclagem mais a distribuição de copos reutilizáveis, reduzindo o uso de descartáveis.

A atendente Erica Costa aproveitou sua passagem pela segunda edição da Domingueira para garantir um copo exclusivo do circuito. Para ela, que adorou a ação, são iniciativas como essas que evidenciam a preocupação da gestão com a destinação correta dos resíduos e, consequentemente, com o meio ambiente.

“Essa ideia de trocar latas por um copo ecológico é incrível. Assim, o nosso lixo produzido vai ter a destinação correta, podendo ser reciclado, reduzindo o descarte incorreto nas nossas ruas. Espero que essa Estação tenha em outras edições da Domingueira”, enfatizou.

Técnica de enfermagem, Mara Coelho levou garrafas plásticas para fazer a troca e elogiou a ação da Prefeitura: “Achei a ideia muito legal. Em casa, eu já faço a separação dos meus resíduos. Essa iniciativa acaba sendo uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de reciclar e ainda ganhamos esse copo que podemos usar no dia a dia”, disse.

Crédito: Juliana Maia

Incentivo ao plantio: distribuídas 600 plantinhas

Outra estação da Domingueira muito procurada foi a Semear. Organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a Estação Semear teve como foco o público infantil, garantindo atividades diversas, a exemplo da pintura, desenho, colagem de sementes e jogos.

Na ocasião, foram distribuídas ainda 600 mudas ornamentais para a população, como forma de incentivar o plantio e o contato com a natureza.

Na Estação, os funcionários da Semma enfatizaram aos pais e crianças presentes sobre a importância da preservação dos espaços verdes de Belém como um todo. Para eles, as atividades lúdicas são uma forma de mostrar como esses espaços públicos podem ser utilizados quando são preservados.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar