Quadrilhas adultas seguem na competição do Arraiá da Capitá

O cheiro de patchouli e a música junina mostravam o local exato de onde estava sendo realizado o “Arriá da Capitá”. O palco montado pela Prefeitura de Belém no Portal da Amazônia logo foi ocupado pelas quadrilhas que animaram o público no segundo dia de apresentações dos grupos adultos no arraial junino municipal. Outras atrações como grupos parafolclóricos e parque de diversões também animaram a noite na capital paraense.

Muitas famílias foram para acompanhar as apresentações. A pequena Sara Menezes de apenas 6 meses já pulava ao som da música no colo da avó Ana Célia, 53 anos, que veio do bairro do marco para acompanhar o evento. Ela estava com toda família e foi ao Portal da Amazônia prestigiar a outra neta que ia se apresentar do grupo Revelação do Marco. Este já é o segundo ano que ela acompanha as apresentações e elogiou a organização. “Achei excelente toda a estrutura que montaram, e a segurança também está boa e assim dá vontade de trazer a família toda para acompanhar as quadrilhas nesse tempo bom do mês de junho”, disse ela.

Os grupos já se concentravam para se apresentar, mas não dava para esconder o nervosismo. Mauro Portal, presidente e integrante da quadrilha Juventude Roceira da Dindinha do Jurunas, a segunda a se apresentar, falou sobre a tensão. “A expectativa é grande por conta de ser o primeiro ano de muitos, mas temos confiança que vamos fazer uma grande apresentação”, disse o presidente.

Segundo Marcos Marques, diretor de Cultura da Fumbel, “o Arraiá da Capitá na verdade é uma estrutura montada para o povo de Belém, e para atender principalmente as quadrilhas juninas". "É uma estrutura das maiores do norte e por isso é o maior São João da Amazônia, e tudo isso é uma grande festa para receber o povo de Belém, que vem pra cá e que gosta de quadrilhas juninas. É um resgate da nossa cultura popular”, declarou.

O diferencial desse ano foi a estrutura, que aumentou, e a praça de alimentação com 40 barracas que ofereciam comidas típicas, além do segundo palco, que também ficou maior para dar conforto nas apresentações de grupos parafolclóricos. Para a noite foi esperado uma média de 5 mil pessoas.

Infraestrutura

A segurança foi feita por um efetivo de 100 homens da Guarda Municipal de Belém (GMB), que contou com apoio do policiamento ostensivo com 70 homens e seis viaturas Polícia Militar, além do Corpo de Bombeiros. Equipes da Sesan, Seurb, Secon e da Sesma também estavam dando o apoio, garantindo o sucesso do evento.

O público também pôde contar comatendimento médico. A Defesa Civil estava presente com 25 voluntários por noite, fazendo a triagem e encaminhamento. Michelle Teixeira, responsável pelo posto da Defesa Civil explica o atendimento. “O trabalho é feito no atendimento nos dois palcos. Temos dois postos, o primeiro é de triagem para avaliar o estado do indivíduo e caso, seja necessário encaminhamos para o posto da Sesma e lá outra avaliação acontece e pode, ou não, partir para o SAMU e em seguida para hospital”, disse a coordenadora.

A Fumbel oferece as programações juninas no Portal da Amazônia até o dia 29 de junho. Até lá mais de 73 quadrilhas adultas vão se apresentar.

< Texto: Andre Macedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar