Cor, alegria e muito brilho, marcaram a primeira noite de apresentações dos grupos de quadrilhas mirins, que aconteceu no último sábado, 13, no Portal da Amazônia, como parte da programação junina do “Arraiá da Capitá”, promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
20 grupos mirins de diversos bairros da capital disputam o grande título de campeão 2015, sendo avaliados por um grupo especializado de jurados, nos quesitos traje, coreografia, marcação, evolução e conjunto. A faixa etária dos participantes do concurso vai de 7 a 14 anos.
Entusiasmo e confiança não faltavam ao jovem Thiago Lima, de 13 anos, responsável pela marcação de todos os integrantes do grupo Raízes do Furacão do Outeiro. “Vamos entrar e mostrar todo o nosso trabalho. 22 pessoas se apresentarão com toda garra e vontade de ganhar”, declarou o brincante.
Também com 13 anos, a estudante Joyce Meirelles, do bairro da Pedreira, ficou feliz com o resultado do desfile. “Estou cansada, mas foi muito bom porque mostramos o nosso esforço de seis meses de ensaio. Tivemos alguns contratempos, mas nada tirou o nosso brilho. Demos o nosso melhor”, disse.
De acordo com o sub-tenente do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Costa, cerca de três mil pessoas passaram pelo portal na noite de sábado,13. “Estamos com um efetivo de vinte militares que estarão dando assistência aqui até o último dia. Estamos prontos para prestar os primeiros socorros, até mesmo serviços emergenciais, a quem precisar”, afirmou.
Diretora do grupo Amor Caipira, do bairro da Cremação, Bianca Aguiar, de 35 anos, considera o grupo sua segunda família e ressaltou a importância deste trabalho na formação das crianças. “O nosso grupo é da Cremação, mas também trabalhamos com crianças de outros bairros, como Jurunas, Guamá, Condor. Isso aqui é um trabalho gratificante, porque além do amor à época junina, estamos ocupando o tempo dessas crianças para que elas não se percam nesse mundo tão violento. Todos aqui estão com a autorização dos pais e foram preparados para darem um show na frente dos jurados”, destacou a diretora.
Para o assistente técnico e jurado Mauricio Quintairos, as apresentações tiveram um salto muito grande se comparado ao ano passado. “Percebemos nessa garotada muita força de vontade, além disso, foram bem construídas as ideias dos coreógrafos, dos estilistas, visibilizando a ideia temática de cada evento. Mas, claro, o importante mesmo é que essas crianças vivam a brincadeira da época de São João”, disse.
Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Polícia Militar e Defesa Civil, também estão presentes no Arraiá da Capitá. Segundo o secretário adjunto da Defesa Civil, Geison Jorge, o órgão preparou um efetivo de 20 pessoas que trabalharão em dois postos e darão assistência ao público presente em todos os dias do evento.
Além das quadrilhas mirins, a noite continuou com a apresentação de bandas regionais, entre elas, a Banda Xeiro Verde. O resultado dos grupos mirins sai dia 16 desse mês, no mesmo dia, o público também conhecerá as “Miss mirim e adulta” eleitas no Arraiá da Capitá de 2015.
Texto: Edson Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								