Os investimentos que a Prefeitura de Belém vem fazendo na Educação em Belém com a construção de novas escolas,valorização dos professores, que hoje recebem um dos maiores salários do país; climatização das salas de aula, quadras de esportes cobertas e melhoria da merenda escolar, vêm atraindo a cada ano um número maior de pessoas à procura de vagas nas unidades escolares municipais.
Exemplo disso se deu na Unidade de Educação Infantil da Cremação que reuniu na manhã desta segunda-feira, 4, cerca de cem pais e responsáveis que foram todos atendidos e tiveram garantida a matricula dos seus filhos.
Este ano 74 mil vagas estão sendo disponibilizadas na rede municvipal, sendo 21 mil para atender alunos da Educação Infantil e 53 mil para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O período de matrículas começou nesta segunda-feira, 4, e segue até a próxima sexta-feira, 8.
A prefeitura vem dando prioridade ao aumento de vagas na Educação Infantil. Em 2013 a rede municipal de ensino contava com 16.500 vagas para Educação Infantil. Para a matrícula de 2016 foram ofertadas 21 mil vagas, um crescimento de 4.500 vagas em apenas três anos.
Esses números foram alcançados com a construção de novas escolas como a Ayrton Senna no bairro do Tenoné, Sabino Barreto no bairro das Águas Negras, Maroja Neto em Mosqueiro, Nova Aliança na Pratinha II, Encantos do Saber na Cremação, UEI Nosso Lar no bairro do Tapanã, as UEIs Verdejante, Aurá e Jardim Nova Vida, no bairro das Águas Lindas, e UEI Genesis, no Maguary.
Houve também ampliação das escolas Edson Luiz e Alda Eutrópio que passaram de seis para 14 salas de aula cada uma.
Em 2016 serão concluídas as construções das Escolas de tempo integral Caruará, no distrito de Mosqueiro; Campos Elíseos, no Tapanã; Ciro Pimenta, no Parque Guajará; São Clemente, no Benguí; Portal, no Jurunas; Alzira Pernambuco, no Marco; Amigos Solidários e Comunidade Vitória, no Tapanã; UEI Erê, no Barreiro; São Silvestre, no Jurunas; Nelsinho, no Telégrafo e Malvinas e UP Fidelis, no Outeiro. No total, serão mais 3.000 novas vagas para Belém.
Os investimentos na Educação ainda garantem bibliotecas em todas as escolas, distribuição de tablets e bônus-livro para professores, entrega do prédio próprio do Centro de Formação de Professores, entrega do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes, distribuição de 5 mil bicicletas a alunos das ilhas; lanchas e ônibus escolares que facilitam o transporte dos alunos diminuindo cada vez mais a evasão escolar.
Para a secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame, a Educação tem tido um avanço notório no município. “Vultosos investimentos estão sendo aplicados na melhoria da estrutura física da rede escolar e na qualificação de nossos profissionais. São novas escolas, ampliações e reformas de outras, novo centro de formação para os professores, tablets, climatização das unidades de ensino, merenda escolar de qualidade, e transporte eficaz para todos os nossos alunos”, afirmou.
O começo das aulas na rede municipal de ensino está marcado para 25 de janeiro.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								