Agentes de segurança, profissionais de trasporte turístico e profissionais de turismo que atuam na ilha de Mosqueiro recebem o curso de qualificação de turismo receptivo "Bem Receber Turistas" realizado pela Prefeitura de Belém por meio de parceria entre a Coordenadoria de Turismo (Belemtur) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O curso começou nesta terça-feira,25, e continua na quarta ,26, no auditório da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos).
A capacitação faz parte do Projeto "Amigo do Turista: Qualificar para receber bem" que, através de cursos e oficinas de qualificação e requalificação profissional, tem o objetivo de promover o turismo receptivo e garantir que o turista se sinta bem recebido. O curso é dividido em etapas que precedem grandes eventos ou feriados como Carnaval, Semana Santa, férias escolares, Círio de Nazaré e Reveillon. O intuito é consolidar a ilha de Mosqueiro como ponto turístico, "Queremos qualificar o atendimento de Mosqueiro e transformar a ilha de fato em ponto turístico, e que a partir dessas pessoas aos poucos as informações sejam multiplicadas nas suas áreas", declarou a Diretora de Turismo da Admos,Gildelisa Favacho.
Foram ofertadas 48 vagas para um público-alvo diversificado, entre profissionais que atuam na área turística ou com informações sobre ruas, locais ou pontos turísticos. Ana Beatriz, moradora do bairro Carananduba, trabalha em uma tapiocaria e ressalta a importância do curso, "É muito importante para nós que tratamos com o público saber lidar com as pessoas, o chamado contato interpessoal". Participando pela segunda vez de um curso de qualificação em turismo, Ana Beatriz está satisfeista com o que já aprendeu. "Depois do curso, eu aprendi como tratar melhor os clientes, nos mostrar sempre a disposição e sempre tratar com educação, relata.
O curso foi dividido em dois momentos. Pela manhã foram simulados entre os grupos cenários onde os participantes puderam treinar a receptividade e também apontar os erros para que o conhecimento fosse dividido entre todos. A a guia turística da Belemtur, Rosângela Martins, foi quem acompanhou a dinâmica."Eu me surpreendi com a resposta e acredito que teremos um melhor atendimento na ilha de Mosqueiro" disse a guia.
No segundo momento, pela tarde, a psicológa e gerente de turismo rural da Setur, Conceição Pereira, abordou temas sobre as relações interpessoais e comunicação interpessoal, todas referentes à qualidade de atendimento.
Texto: Andre Macedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								