Mulheres do bairro da Condor, Jurunas e Cremação participaram nesta segunda-feira, 14, na Praça Milton Trindade, da Oficina de Reaproveitamento de Pneus promovida pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Educação Ambiental e Sanitária do Promaben – Programa de Saneamento da Bacia da Estada Nova, com o Consórcio TPF/Synergia.
Os pneus podem se tornar um problema ambiental gravíssimo uma vez que levam em média 600 anos para se decompor na natureza e só o Brasil descarta pelo menos 450 mil toneladas de pneus por ano. Isso equivale a cerca de 90 milhões de unidades que, se descartados de maneira incorreta, podem se tornar criadouros de insetos transmissores de doenças como o Aedes Aegypti, vetor da dengue, da zika e da chikungunya.
Com o objetivo de dar um destino diferente aos pneus, uma oficina de reutilização do material foi realizada pelo artesão Orlando Serra. Orlando já tem experiência com a produção de floreiras a partir de peças descartadas.
“A ideia de reutilizar os pneus veio da minha própria família que sempre trabalhou com arte e me mostrou que utilizar esse tipo de material poderia ajudar a nossa família a conseguir recursos para a nossa sobrevivência, além de ajudar o meio ambiente”, conta o artesão.
As mulheres saíram da oficina com a ideia do que poderia ser utilizado depois para garantir a própria sobrevivência. Uma delas é Elisa do Nascimento, de 52 anos, que acredita ser importantíssima essa troca de vivência e experiências com os outros. “Os momentos dessas oficinas foram importantíssimos porque podemos levar esses conhecimentos para os outros e compartilhar aquilo que aprendemos. Muitas vezes jogamos no lixo coisas que podem se transformar em instrumentos do cotidiano” aponta.
A previsão é que essas oficinas sejam realizadas durante dois anos e meio oferecendo um meio de vida para as famílias e uma solução para o excesso de resíduos sólidos descartados incorretamente na cidade.
Texto: Márcia Lima