O servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Daniel Granhen, assumiu a função de ouvidor descentralizado do órgão. Nesta terça-feira, 9, Granhen visitou a ouvidora-geral do município, Márcia Kambeba, para conhecer o sistema utilizado pela OGM, que recebe registros de manifestações, sugestões e reclamações dos cidadãos. Mas, também para estreitar as relações entre as duas instituições da gestão pública municipal.
“O ouvidor descentralizado tem um papel muito importante na resposta aos anseios da população. É nosso braço dentro dos órgãos e a relação deve ser a mais próxima possível”, afirma Márcia Kambeba.
Daniel Granhen define a Ouvidoria como um instrumento de melhoria contínua das ações que são realizadas. "É uma ampliação do espaço público de cidadania, a participação efetiva da sociedade no governo", afirma. Ele ressalta, que por isso, é muito importante a parceria entre os dois órgãos municipais.
Devido à pandemia o treinamento dos ouvidores descentralizados ocorre por meio individual e remoto nete período. O coordenador técnico da Ouvidoria, Gilberto Xipaya, explica que o treinamento individual é baseado no decreto estadual que impede aglomerações.
Ouvidor Descentralizado
A Rede de Ouvidores é composta pelos ouvidores descentralizados dos órgãos e entidades da Prefeitura de Belém, a quem cabe atuar na apuração e resposta das manifestações apresentadas pelos cidadãos. É pautada nos princípios da horizontalidade e descentralização dos processos, exercendo a função de intermediadora dos cidadãos junto às instituições em que atuam, viabilizando um canal de comunicação.
A Rede de Ouvidorias da prefeitura é composta por 32 ouvidores descentralizados, distribuídos em cada órgão ou entidade da gestão municipal.
Texto: João Neto
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								