Pensando em oferecer educação para todos e cada vez com maior qualidade, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), vem investindo em cursos de capacitação continuada para os profissionais da rede municipal. Nesta terça-feira, 19, foi a vez da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Belém, com o tema “Cultura de Paz nas Escolas da RME: um presente para Belém”. O evento aconteceu no Auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania – CIIC.
A Jornada Pedagógica promove o encontro anual de educadores com a Diretoria de Educação da Semec, e visa proporcionar a qualificação dos profissionais por meio de planejamentos para o ano letivo. “É importante planejarmos as atividades que serão desenvolvidas com os nossos alunos durante o ano. O tema será bastante trabalhado nas nossas unidades de ensino para que, ao final do ano, possamos ver uma melhora significativa no ambiente escolar no que diz respeito à paz, ao respeito, solidariedade e amor ao próximo”, pontuou a secretária de Educação, Rosinéli Salame.
Na ocasião, foi realizada uma mesa redonda composta por autoridades da Superintendência do Sistema Penal do Estado (Susipe), Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev), Propaz, Belém pela Vida, Unama e Semec que debateram metodologias e práticas que deverão ser adotadas no decorrer de 2016.
“Aqui é a oportunidade de refletirmos sobre os desafios enfrentados pelos educadores no ambiente educacional e social. Orientados, eles poderão trabalhar com os alunos da rede práticas educativas para o fortalecimento da não violência”, frisou a coordenadora do Núcleo de Programas e Projetos do Ensino Fundamental, Manuela Porto.
A diretora da Escola Municipal João Nelson Ribeiro, no bairro do Telegrafo, Lígia Jordy, destacou a satisfação com a realização da Jornada Pedagógica. “Participo todos os anos deste encontro e sempre levo novos conhecimentos para dentro da sala de aula”, contou. “Levando em consideração que hoje a violência está com índices muito altos no mundo inteiro, venho parabenizar a todos os envolvidos pela iniciativa e pela escolha do tema deste ano. Agora, me sinto direcionada e segura para elaborar e por em prática bons projetos no fortalecimento de vínculos e na rede de proteção”, completou.
Após a Jornada, a equipe educacional de cada unidade escolar é responsável por elaborar o projeto pedagógico para o ano letivo de 2016. O planejamento envolve ações com ciclos de oficinas, programas intersetoriais, atividades fora do espaço escolar e assessoramento pedagógico, com apoio da Semec.
Fundação Escola Bosque – A manhã desta terça-feira, 19, também foi de planejamento das atividades de 2016, para os professores que trabalham na rede da Fundação Escola Bosque (Funbosque).
O primeiro dia da Semana Pedagógica reuniu os professores após um período de um mês de recesso. Em um clima bastante animado, a reunião começou com uma dinâmica na qual eles cantaram trechos de músicas que representaram respostas aos desafios diários da profissão, como “os sonhos mais lindos sonhei”, “quando estou aqui, vivendo esse momento lindo” e “viver e não ter a vergonha de ser feliz”.
A arte educadora Telma Vânia Gomes, trabalha há seis anos na Funbosque e atua há mais de 20 anos com educação. Para ela, a expectativa da realização da semana pedagógica sempre é a melhor possível. “Quando nós realmente nos envolvemos na educação, cada vez mais, queremos fazer o melhor. Então, um momento como esse é importante para melhorar o nosso trabalho e a qualidade do ensino oferecido para a comunidade”, destacou a educadora.
A rede Funbosque atende cerca de dois mil alunos, distribuídos por cinco Unidades Pedagógicas (UPs) espalhadas nas ilhas de Jutuba, Cotijuba e Paquetá, além da Casa Escola de Pesca e da sede, na ilha de Caratateua, em Outeiro. Para dar conta da demanda, são 26 salas de aulas na sede e 15 nas unidades. O quadro de profissionais é formado por 153 professores e pedagogos, além de 165 servidores administrativos.
Após dar as boas vindas aos profissionais, a presidente da Fundação, Carol Rezende, apresentou as metas alcançadas no ano passado e as traçadas para 2016. “Conseguimos alcançar muitas metas, apesar das limitações impostas pela crise, como aquisição de novos equipamentos e reformas em salas de aulas, biblioteca, laboratórios, espaço de cultura, auditório, carteiras, além da manutenção dos serviços e espaços, dentre tantos outros. O plano de ações deste ano ainda prevê muitas melhorias e mudanças. Para o início das aulas, todas as salas e demais espaços pedagógicos foram higienizados e pintados”, explicou Carol.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Roberta Hage, a cada dia haverá uma programação diferente para montar o calendário escolar e realizar o planejamento pedagógico. Dentre as atividades, também serão realizadas oficinas sobre diversos temas como, educação ambiental e transtorno de aprendizagem e desenvolvimento. "Esperamos que vocês estejam renovados e revigorados para juntos planejarmos o ano letivo de 2016", enfatizou Roberta.
Na ocasião, também foi informado que cada unidade pedagógica terá sua própria embarcação para transporte de professores e alunos, garantindo o início das aulas às 8h e o cumprimento da carga horária anual de 800 horas, determinada pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
*Colaboração: Jaqueline Ferreira
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								