A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Agência Distrital de Mosqueiro (ADMos), começa nesta segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, as obras de reforma do caramanchão da praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro. O logradouro público desabou no 5 de fevereiro deste ano, após ser atingido por fortes chuvas e ventania, bastantes comuns na região nesta época do ano. A reforma será completa, devolvendo ao cenário urbanístico de Mosqueiro um dos seus elementos mais significativos do turismo e memória da bucólica – apelido carinhoso da ilha. A abertura do canteiro de obras vai ocorrer às 10h30.
Releitura – “A Agência Distrital convida os moradores de Mosqueiro, visitantes ou turistas a participarem conosco dessa releitura da obra do caramanchão. Podem enviar fotografias, vídeos e relatos envolvendo o logradouro. Nossa ideia é incentivar a participação da comunidade em nossos projetos de sustentabilidade ambiental, de economia solidária para geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida”, disse a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, na tarde desta sexta-feira, 5. “Estou muito feliz e grata ao prefeito Edmilson Rodrigues, ao secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, e equipe da Seurb pelo carinho e agilidade na resposta da reforma do caramanchão”, completou.
Logo após o desabamento, o local foi isolado e limpo. Foram realizadas perícias técnicas pelo Instituto Médico Legal (IML) e Defesa Civil de Belém, além de registro policial. O secretário Deivison Alves visitou o local e garantiu que a PMB reformaria o logradouro em tempo recorde.
Herança histórica – O caramanchão da praia do Chapéu Virado é um dos mais antigos de Mosqueiro. Sua construção é de 1944, refletindo a herança de um passado arquitetônico rico, de influência europeia trazida pelos barões da borracha. Outros caramanchões ainda são vistos na ilha, como o da pracinha do Farol e em frente a residências.
Canal – Além do caramanchão, Mosqueiro vai receber as obras de dragagem e limpeza do canal do Cariacanga, no bairro do Maracajá, ainda na segunda-feira, 8. A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) vai realizar a obra dentro do Programa Belém Bem Cuidada, de limpeza urbana e prevenção de alagamentos.
Texto: Selma Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								