“Era muito quente e desconfortável, agora já vejo até salas com ar-condicionado. A gente sabe que obra causa transtorno, mas é como reformar a casa com a gente dentro — é difícil, mas necessário”, disse a empreendedora Simone Borges, moradora de Icoaraci e usuária da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Icoaraci há mais de dez anos, enquanto acompanha de perto a reforma que vai transformar o local no primeiro Postão de Saúde de Belém.
A obra já está 80% executada e vai marcar uma nova fase no atendimento à população do distrito de Icoaraci. A unidade será a primeira da capital a funcionar com os serviços da atenção básica em horário estendido, até as 22h, garantindo acesso a quem trabalha o dia todo e não consegue atendimento em horário comercial.
O prefeito Igor Normando também reforçou o compromisso da gestão com uma saúde pública mais próxima e estruturada. “Por muito tempo, Belém foi esquecida. Agora, com o apoio do governador Helder e do presidente Lula, somos protagonistas. As obras que estamos realizando representam uma revitalização completa das nossas unidades, não é puxadinho, não é apenas uma pintura. É praticamente uma nova unidade, pensada para atender melhor a população”, ressaltou o gestor municipal.
Nesta terça-feira (30), o trabalho foi acompanhado, de perto, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que esteve em Belém para visitar as obras, junto com o prefeito Igor Normando e autoridades municipais. O Postão de Icoaraci foi o primeiro anunciado pelo prefeito ainda no início da gestão.
“Estender o horário para os atendimentos vai ser melhor ainda pra gente que trabalha o dia todo. Às vezes, pra consultar ou vacinar nossos filhos, a gente tem que faltar no trabalho. Agora, isso vai mudar”, ponderou a atendente Yone dos Anjos, 29 anos.


Estrutura moderna, conforto e tecnologia
Com um investimento de R$ 1,2 milhão da Prefeitura de Belém, por meio de parceria com o Governo Federal, a unidade passa por reforma completa. As melhorias incluem a renovação das redes elétrica, hidráulica e lógica; substituição de pisos, forros e revestimentos; climatização dos ambientes; instalação de luminárias, bancadas, louças sanitárias e de um novo sistema de abastecimento de energia.
Além disso, será construída uma nova estrutura para atendimentos de urgência e emergência, bem como a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


A previsão é que tudo esteja pronto até o final de agosto. Os trabalhadores da construtora contratada atuam em dois turnos para garantir a conclusão da obra no prazo, mesmo com os desafios de manter a unidade em funcionamento durante a reforma.
Ampliação dos serviços
O novo Postão de Saúde de Icoaraci vai oferecer uma série de serviços essenciais da Atenção Básica, como consultas médicas e pediátricas, atendimento odontológico, vacinação, pré-natal, testes rápidos, farmácia e acompanhamento de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. A unidade também contará com o suporte da telessaúde, permitindo que os pacientes tenham acesso a especialistas em cardiologia, neurologia, psiquiatria, dermatologia e ortopedia, tudo isso sem precisar sair do distrito para buscar atendimento em outros centros de referência.
Atenção às mulheres
Um dos grandes diferenciais será a implantação da Sala Lilás, um espaço acolhedor e humanizado para mulheres vítimas de violência, com atendimento psicológico e social.
Com nova subestação elétrica, rede lógica e estrutura planejada, a unidade será 100% informatizada e preparada para o uso de prontuário eletrônico, o que vai agilizar o atendimento e facilitar o acompanhamento dos pacientes.
Compromisso com o futuro
Durante a visita, o ministro Alexandre Padilha destacou que os investimentos federais não estão sendo feitos apenas para a COP-30, mas sim para garantir uma Belém mais forte depois da conferência.
“O presidente Lula me deu uma ordem: ajudar o prefeito Igor a fazer o que for necessário para melhorar a saúde de Belém. Esse postão é um exemplo. Vai trazer mais qualidade no atendimento, mais segurança para os pacientes e fortalecer a rede de atenção básica, que é fundamental para o SUS”, afirmou o ministro.

A expectativa é que, com a nova estrutura, o Postão da Saúde de Icoaraci realize mais de 8 mil atendimentos por mês, com mais conforto, qualidade e acolhimento para quem mais precisa.
