Compreender a realidade do Cadastro Único para programas sociais do governo federal em Belém, foi o objetivo da visita da coordenadora-geral de Gestão de Processos de Cadastramento, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Gabriela Sambiase, ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Tapanã, na manhã desta terça-feira, 25.
Ana Gabriela Sambiase, que veio participar do 7º Encontro dos Gestores do Cadastro Único das Metrópoles nos próximos dias 26, 27 e 28 de agosto, aproveitou a oportunidade para se informar a respeito da execução, em Belém, do instrumento do governo federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda em todo o Brasil.
“Estar em contato com a realidade do atendimento ajuda o MDS a aperfeiçoar suas normas. O Brasil é um país enorme, com realidades totalmente diferentes. É difícil estabelecer uma normativa que abranja todo o país, por isso as visitas são tão importantes”, definiu a coordenadora.
O Cadastro Único é coordenado pelo MDS. O instrumento é obrigatoriamente utilizado para a seleção de beneficiários de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. De acordo com Ministério, 27 milhões de famílias em todo o Brasil estão inseridas no Cadastro Único. São aproximadamente 85 milhões de pessoas, o que equivale a um terço da população brasileira.
O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família. Para manter essas informações atualizadas, o MDS conta com o trabalho de cada município. “Temos uma média de 1,2 milhão de atualizações cadastrais por mês. Isso nos leva a uma taxa de 75% de atualização cadastral. O trabalho contínuo nos ajuda a obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, possibilitando inclusive o entendimento da realidade local”, explicou Ana Gabriela Sambiase.
Em Belém, mais de 150 mil famílias estão inseridas no Cadastro Único. O Bolsa Família é o programa com maior número de usuários, são mais de 99 mil famílias com renda per capita de até R$154,00 recebendo este benefício.
Atendimento
Em agosto de 2013, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) implantou a descentralização do cadastramento para a inclusão em programas sociais. O processo, feito hoje em todos os doze Cras e na Central do Cadastro Único, no bairro da Marambaia, trouxe mais agilidade evitando longas filas e garantindo melhor atendimento aos usuários.
Serviço: Para mais informações sobre o 7º Encontro dos Gestores do Cadastro Único das Metrópoles, ligue 98426.4613.
Data: 26, 27 e 28 de agosto
Local: Auditório da Computer Hall – Rua Antônio Barreto, nº 1176 entre a Travessa 9 de Janeiro e a Avenida Alcindo Cacela.
Horário: A partir das 9h
Texto: Denise Soares
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								