Neste final de semana, dias 30 e 31 de janeiro, a programação dos blocos alternativos segue sendo realizada no bairro da Cidade Velha e Portal da Amazônia, em Belém. Porém, o final de semana também será marcado pela realização do desfile oficial de blocos e escolas de samba do Carnaval de Belém, na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, e em Icoaraci.
Para garantir a segurança dos milhares de brincantes que devem aproveitar a folia, que já começa na sexta-feira, 29, representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), da Prefeitura Municipal de Belém e de blocos carnavalescos, participaram na manhã desta terça, 26, de reunião de planejamento para a atuação das forças de segurança.
De acordo com o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Hilton Benigno, o quantitativo de agentes deve ser o mesmo que atuou no último final de semana, mas a segurança será reforçada com o apoio dos guardas municipais, que devem atuar fortemente na Aldeia Amazônica. “O esquema de segurança montado para o último final de semana deu certo e deve ser repetido na programação deste próximo”, ponderou.
Durante a passagem de blocos de rua no último final de semana, a PMB mobilizou diversas equipes, com ações integradas das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Economia, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém e Guarda Municipal. A segurança, no entanto, foi reforçada com equipes dos grupamentos especializados, Ronda da Capital (Rondac), Ações Táticas com Cães (ATAC) e Ações Táticas (GAT). Além de equipes das policias Militar e Civil.
O sub-comandante geral da Guarda Municipal de Belém, inspetor J. Carlos, reforça que o trabalho para os próximos dias será um pouco diferente, visto que, a mobilização deve se estender até os desfiles oficiais da PMB. “Nos três dias de programação na Aldeia Amazônica, a Guarda Municipal estará com 200 homens, em cada dia, trabalhando na parte interna e externa da avenida”, comentou. “Estaremos em regime de plantão na função de combater a criminalidade tanto na parte externa da Aldeia, quanto no entorno, visando garantir um grande espetáculo para toda a população de Belém”, completou.
Ainda durante a reunião, a Polícia Militar destacou a redução dos crimes de roubos e furtos registrados no último final de semana, após o trabalho integrado entre Estado e Prefeitura. “Esperamos continuar até o fim do Carnaval com esta ação preventiva e garantindo um Carnaval seguro não apenas para o bairro da Cidade Velha, mas para toda a capital”, finalizou Hilton Benigno.
Na próxima quarta, 27, ainda haverá uma vistoria técnica de segurança a partir das 10h na Aldeia Amazônica. Na ocasião, representantes da PMB e demais órgãos definirão os pontos estratégicos ao longo da avenida, que deve receber cerca de 60 mil pessoas nos três dias de desfile.
Texto: Adriana Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								