Reunião marca o início da 3ª Semana do Bebê

De 17 a 21 de novembro acontece, em Belém, a 3ª Semana do Bebê. Na mesma semana, a capital paraense sediará a 2ª Amostra Internacional da Semana do Bebê, com a presença de representantes de vários países. Uma reunião na tarde desta quarta-feira, 24, entre diversas secretarias municipais, marcou o início da programação.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A programação foi realizada pela primeira vez há 14 anos no município de Canela (RS) e, em 2010, com o apoio do Unicef, adotou uma metodologia e também passou a ser divulgada para outras regiões do país. Belém é uma das 347 cidades brasileirasl participantes da mobilização em favor da primeira infância.

Adelma Dantas, articuladora do Unicef no município de Belém e coordenadora da 3ª Semana do Bebê, explica o foco do projeto. “Vamos intensificar a importância do aleitamento materno, do combate à exploração e ao abuso sexual da criança e do adolescente, os cuidados da primeira infância e do pré-natal, ações que tem como objetivo primordial resgatar os valores sociais, econômicos e políticos da criança e adolescente”.

O encontro teve a participação dos representantes do Unicef, Ticiana Egg e Antônio Cabral, que abordaram a utilização dos indicadores sociais da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) nas discussões. A PCU é mais uma contribuição do Fundo pela redução das desigualdades sociais.

Desde novembro do ano passado, após a adesão à PCU, o município de Belém passou a cooperar com o Unicef na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo nas grandes cidades. A estratégia de levantar indicadores sociais auxilia a identificar onde o município deve atuar para a redução das desigualdades intraurbanas que afetam a vida de crianças e adolescentes.

Tonya Pinheiro, presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), falou da importância do trabalho articulado na organização da 3ª Semana do Bebê. “Esse momento é muito importante para o município de Belém. Muitos temas serão discutidos durante a programação. A participação de cada secretaria, dentro da sua área de atuação, é fundamental para o sucesso do evento”, comentou.

A 3ª Semana do Bebê é organizada pela Prefeitura de Belém com apoio do Unicef, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizações não governamentais e parceiros do projeto.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar