Revitalização de canais da Bacia do Una pode receber recursos de 18 milhões de dólares

A revitalização de canais da Bacia do Una tem recursos na ordem de 18 milhões de dólares para serem desbloqueados na revisão de carteira do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben – com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

O desbloqueio depende do fortalecimento institucional entre Promaben e Secretaria Municipal de Saneamento, das demandas levantadas pela população no programa “Tá Selado” e das visitas para identificação das áreas críticas, que já começaram a ser realizadas.

A primeira visita técnica de identificação de necessidades dos canais da Bacia do Una foi realizada nesta terça-feira, 13, por engenheiros e técnicos do Promaben e da Sesan. Foram visitados os canais do Galo, Pirajá e da 9 de Janeiro, além da visita técnica ao sistema de comportas do canal do São Joaquim.

O objetivo da visita foi verificar pontos críticos de alagamentos em alguns canais e identificar pontos possíveis de intervenções que precisam ser feitas para solucionar esses alagamentos. O coordenador-geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, lembra que a Bacia do Una é uma das maiores de Belém, pois envolve cerca de vinte bairros. “As visitas técnicas são importantes porque vão direcionar os recursos para o local com mais necessidade”, explica.

Igor Campos, assessor técnico do Promaben, ressalta a importância do fortalecimento institucional entre o Programa e a Sesan. “Esses pontos de alagamento foram pontuados pela própria secretaria, que é a instituição que tem experiência e a vivência nesses pontos de alagamento”, lembra.

Texto: Márcia Lima

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar