Romarias nazarenas mobilizarão 600 guardas municipais

A Guarda Municipal de Belém vai reforçar o esquema de segurança elaborado pelos órgãos estaduais e pela organização da festa para garantir a tranquilidade e o bom andamento das romarias que antecedem a grande procissão do Círio, no domingo, 12. O planejamento operacional vai mobilizar um efetivo de 600 homens, que atuará nos percursos de todas as procissões.

As ações começarão na sexta-feira, 10, durante o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua, onde a GMB estará presente com 30 guardas do Grupamento de Ronda da Capital (Rondac) e 20 guardas operacionais, além de ampliar de três para dez o número de guardas operacionais na Praça Santuário, em função das festividades do Círio.

No sábado, 11, a Guarda Municipal de Belém vai colocar nas ruas um total de 200 homens, 50 deles destacados para a Romaria Rodoviária; 40 para a segurança da Missa da Procissão Fluvial, 50 para acompanhamento do trajeto da Motorromaria e mais 40 no apoio ao Arrastão do Pavulagem.

Na tarde do sábado, 150 guardas vão reforçar a segurança em todo o percurso do traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré do Colégio Gentil Bittencourt até a Igreja Matriz.

No domingo, 12, durante a grande procissão, 320 homens estarão distribuídos por todo percurso do Círio, e outros 60 farão a segurança da corda que conduz a berlinda.

O inspetor geral da GMB, Carlos Machado, destaca que praticamente todo efetivo da Guarda vai atuar ao longo da quadra nazarena, tanto nos eventos religiosos como nas festividades culturais. "Esta é uma ocasião em que a união faz toda a diferença. E o que queremos é fazer deste Círio um momento fé, união, paz, reflexão e, sobretudo, segurança”.

Machado recomenda aos peregrinos que procurem adotar medidas de segurança para evitar transtornos, entre elas que evitem usar objetos que chamem a atenção, como equipamentos eletrônicos – celulares em especial -, bolsas e jóias, e que, diante de uma situação de risco, não reajam e busquem auxílio de um agente da segurança pública, que adotará as medidas aplicáveis em casa caso.

Texto: Lucelia Fernandes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar