A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), iniciou nesta terça-feira (4) a interdição das avenidas Nazaré e Magalhães Barata para o tráfego de ônibus. A medida segue até domingo (8), sempre no horário de 6h às 12h, período em que os coletivos deverão seguir rotas alternativas.
A alteração no trânsito faz parte da operação montada para a Cúpula dos Líderes, que ocorre nesta quinta (6) e sexta-feira (7) e marca oficialmente a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), em Belém. O evento reunirá 143 delegações e chefes de Estado e faz parte da programação que antecede a Conferência.
Crédito: Paula Lourinho

Segundo a Segbel, a interdição busca garantir mais segurança e fluidez no trânsito durante a passagem das comitivas oficiais. Apesar de a Cúpula começar apenas na sexta-feira, as restrições foram iniciadas com antecedência para acostumar motoristas e passageiros às novas rotas.
Saiba como foi a simulação de trânsito para a Cúpula de Líderes
De acordo com o supervisor de transporte da Segbel, Constantino Conde, equipes da Secretaria estarão nas ruas durante todo o período de interdição para fiscalizar e orientar a população.
“Vamos estar todos os dias, de terça até domingo, das 6h às 12h, fiscalizando o trânsito das avenidas Nazaré e Magalhães Barata para garantir que os ônibus não trafeguem nesses trechos. Também vamos orientar os passageiros que costumam utilizar os pontos dessas vias sobre quais paradas devem se dirigir”, explicou o agente.
Crédito: Paula Lourinho

Conde informou ainda que os ônibus que fazem o trajeto Gentil Bittencourt-Quintino Bocaiúva também terão o percurso alterado, uma vez que a travessa Quintino Bocaiúva também está interditada nesse sentido. “A interdição é necessária para evitar que os coletivos dobrem da Quintino para a avenida Nazaré”, destacou.
A operação da Segbel envolve uma grande equipe de agentes que estarão distribuídas nas principais ruas que dão acesso às avenidas Nazaré e Magalhães Barata.
“Até domingo, agentes da Segbel vão fiscalizar as avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Presidente Vargas, rua Gama Abreu, avenida Assis de Vasconcelos e o cruzamento da avenida Gentil Bittencourt com a Quintino. Nosso objetivo é garantir que as novas rotas sejam respeitadas e esclarecer dúvidas da população, para que tudo ocorra de forma tranquila e dentro do previsto para a COP 30”, reforçou Conde.
Crédito: Vívian Carvalho

O empresário Paulo Afonso Titan, de 31 anos, é proprietário de uma empresa localizada no bairro de Nazaré. Para ele, apesar da interdição correr risco de afetar os negócios, ele acredita que as mudanças são necessárias.
“Aprovo a medida da Prefeitura. A COP 30 é um marco na história de Belém e mudanças são necessárias para que tudo funcione. Grandes eventos sempre trazem adaptações – como acontece nas cidades que sediam a Copa do Mundo, por exemplo. E sei que é algo temporário, então sou totalmente favorável diante da grandiosidade do evento”, afirmou.
Confira as mudanças nos itinerários dos ônibus que seguem pelas avenidas Nazaré e Magalhães Barata:
- Linhas que seguem pela av. Presidente Vargas > av. Nazaré > av. Magalhães Barata > av. Almirante Barroso passam a operar pela av. Presidente Vargas > av. Serzedelo Corrêa > av. Gentil Bittencourt > av. José Bonifácio > av. Almirante Barroso.
- As linhas que circulam pela rua Gama Abreu > av. Nazaré > av. Magalhães Barata > av. Almirante Barroso terão o novo percurso pela rua Gama Abreu > av. Serzedelo Corrêa > av. Gentil Bittencourt > av. José Bonifácio > av. Almirante Barroso.
- As linhas que seguem por tv. Quintino Bocaiúva > av. Nazaré > av. Magalhães Barata > av. Almirante Barroso, passam a seguir pela tv. Quintino Bocaiúva > av. Gentil Bittencourt > av. José Bonifácio > av. Almirante Barroso.
- Para quem trafega pela tv. Quintino Bocaiúva > av. Nazaré > tv. 14 de Março, o novo trajeto será tv. Quintino Bocaiúva > rua Boaventura da Silva > tv. 14 de Março.
Confira outras rotas de ônibus alteradas na cidade clicando aqui.