SAMU capacita servidores para atendimento de excelência à população

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realiza nesta quinta-feira, 6, e sexta-feira, 7, uma ação de educação continuada, para conscientizar e atualizar profissionais que atuam no SAMU, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Atenção às Urgências. O curso também trata das competências e atribuições do técnico auxiliar de regulação médica, que é o profissional responsável por fazer a liberação dos veículos que vão atender a ocorrência e que também repassa as informações para a equipe de campo. Outro tema abordado é a atuação do rádio operador, que é o telefonista que recebe as ligações da população.

Um diferencial do curso chamou a atenção: os 25 participantes de Belém estavam conectados, por meio da internet, com os 13 funcionários da Central da Regulação das Urgências de Conceição do Araguaia, no sul do Pará.

O diretor do SAMU de Belém, Manoel Paixão, falou sobre a importância do curso. “Esse treinamento é necessário, pois, mesmo que os profissionais não saiam para atender a ocorrência, eles lidam com o público via telefone, então elem precisam saber conversar com o cidadão. Outro ponto importate é que ele aprende também como identificar se uma ligação é verdadeira ou um trote, porque mais de 50% das ligações recebidas pelo SAMU são trotes”, explicou.

Programação – No primeiro dia do curso foi administrada a parte teórica, com informações sobre Legislação do SUS, Princípios e Diretrizes – Política Nacional de Atenção às Urgências; Samu 192 – Central de regulação das urgências, equipes e atribuições entre outras. No segundo dia do evento, nesta sexta-feira, 7, os participantes receberão uma aula prática, para conhecer o sistema de telefonia e sua operacionalização, além de aprender as boas maneiras do atendimento aos solicitantes.

A assistente social do SAMU, Carmem Célia Pinheiro, é uma das organizadoras do evento. Ela falou sobre o objetivo principal do treinamento. “É preciso possibilitar aos novos servidores, uma visão geral de como funciona o SAMU e qual papel vão desempenhar dentro da instituição, para que possam prestar um serviç de excelência para a população.

SAMU – No município de Belém, o serviço pré-hospitalar começou a ser ofertado para a população no dia 02 de janeiro de 1994, com uma Central de Resgate 192, para atendimento em todas as especialidades médicas, em casos de emergências. A frota, atualmente, é composta por uma Central de Regulação das Urgências e 12 Unidades de Suporte Básico, 4 Unidades de Suporte Avançado, 4 motolâncias e 1 ambulancha.

Texto: Carolina Boução

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar