Secon fiscaliza comércio de bebidas alcoólicas na Praça da República

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) participou neste domingo, 29, na Praça da República, da operação Anjo da Guarda. Na ação conjunta, com a Vigilância Sanitária, Guarda Municipal (GMB) e Polícias Civil e Militar, a Secon entrou com os trabalhos de fiscalização das vendas de bebidas alcoólicas.

“Na verdade, os trabalhadores informais que atuam normalmente aos domingos na Praça da República são proibidos de vender bebidas alcoólicas, mas por conta das apresentações do Arraial da Pavulagem, a tolerância foi autorizada até às 14h”, explica a Coordenadora da Operação pela Secon, Celina Oliveira.

A coibição do comércio de bebidas com teor alcoólico pela secretaria, segue as orientações da Lei Municipal 7.862/97, que proíbe a venda desses produtos nas vias públicas de Belém, o que inclui também as praças da cidade.

Como resultado da fiscalização, cerca de 20 ambulantes foram orientados a esvaziar as garrafas de bebidas ou então sair das mediações da praça. No entanto, o que mais chamou a atenção dos fiscais foi a presença de universitários comercializando bebidas alcoólicas para arrecadar verbas para as “caixinhas” de formatura. Na ação, os estudantes também tiveram que seguir às instruções da Secon.

A operação Anjo da Guarda continua enquanto o Arraial da Pavulagem estiver com apresentações na Praça da República. Além da fiscalização realizada pela Secon nas vendas de bebidas, a Vigilância Sanitária examina a manipulação dos alimentos comercializados e a GMB, PC e PM cuidam da segurança dos brincantes.

Texto: Roberta Corrêa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar