Secon intensifica fiscalização do pescado no Ver-o-Peso

A Secretaria Municipal de Economia tem intensificado as fiscalizações desde o Decreto Municipal nº 79.154/2014, que regula a circulação intermunicipal do pescado no período de 01 a 18 de abril. De acordo com o Departamento de Feiras, Mercados e Portos da Secon, o dia mais intenso de comercialização na Pedra do Ver-o-Peso será na virada desta quarta,16, para quinta-feira,17. Por isso, a Secon preparou 16 servidores, entre fiscais e administradores, que irão atuar com o apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB) e Vigilância Sanitária.

Segundo a Secon, somente na semana passada a média de peixe que chegou à Pedra do Ver-o-Peso foi 700 toneladas e apenas 200 delas foram repassadas para outros municípios. “Temos garantido o maior número de pescado para dentro da Capital e Região Metropolitana com o objetivo de assegurar o peixe na mesa do consumidor”, explica a Diretora Geral, Celina Oliveira.

A expectativa é que o preço do pescado também tenha queda devido o aumento de embarcações pesqueiras chegando à Belém antes do feriado. “A meta é que com maior número de pescados comercializados na Pedra, os preços estabilizem e até apresentem queda”, esclarece Celina.

Quanto à suposta saída de pescado para os demais Estados, a Diretora garante que “dentro das mediações do Ver-o-Peso a fiscalização é rígida, o que pode estar acontecendo é a saída do pescado por outros municípios, já que não é de competência da Secon”.

A Secretaria Municipal de Economia conta também com a parceira de outros órgãos, como a Guarda Municipal de Belém (GMB), que atua na ordem da comercialização, e também com a Vigilância Sanitária, que verifica a qualidade do pescado. “Estamos preocupados não só com a quantidade, mas também com a qualidade do pescado. Por isso, contamos com o apoio da Vigilância Sanitária, que tem apresentado ao consumidor um alimento saudável”, ressalta a Diretora da Secon.

Desde o decreto de comercialização do pescado foram fornecidas pela Secon mais de 300 autorizações para 40 municípios paraenses. Ao final das fiscalizações da Semana Santa, a Secon vai apresentar um relatório que será analisado pelo Secretário Municipal de Economia, Marco Aurélio Lima do Nascimento, e na sequência apresentado à população.

Texto: Roberta Corrêa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar