A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Márcia Bittencourt, e sua equipe técnica visitaram, nesta sexta-feira, 5, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Liceu Mestre Raimundo Cardoso, localizada em Icoaraci. A comitiva foi conhecer o espaço e nomear a nova direção, fortalecendo cada vez mais a identidade cultural da unidade.
Entre os espaços visitados estão a quadra poliesportivo, salas de aulas, núcleo de artes e ofícios, biblioteca, sala de informação, de recursos multifuncionais, música, secretaria administrativa e outros. A secretária de educação também teve a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos em cada espaço dialogando com os servidores presentes.
Referência – Em 24 anos de existência, a escola é referência em educação no distrito de Icoaraci por valorizar a cultura da cerâmica indígena da Amazônia e sempre foi muito atuante com a comunidade do bairro do Paracuri.
“A escola foi projetada para atender em tempo integral, e oferecer oficinas que ajudem a gerar renda para a comunidade do Paracuri. Desejamos reforçar essa identidade cultural, patrimônio histórico do bairro", disse a secretária.
"É uma honra empossar a nova diretora da escola, Viviane Paiva Ribas, uma servidora efetiva, que há muitos anos mora e conhece a história do Paracuri. Isto é fundamental, tanto pela história de vida que a nova diretora tem, quanto para os projetos que a comunidade deseja para a escola, atendendo em tempo integral e sendo um ponto de cultura. São projetos futuros que vamos dialogar com a comunidade para verificar que caminho a escola quer chegar”, ressalta Márcia Bittencourt.
A diretora Viviane Paiva Ribas conta que apesar da surpresa de ser escolhida para assumir a escola encarou o desafio. “Porque aqui na escola andamos de mãos dadas, somos uma família e tudo que fazemos pensamos juntos. Estou muito grata pela confiança. E fico muito feliz de estar sendo prestigiada pela visita da secretaria”, disse a pedagoga, especialista em informática educativa e que desde 2010 atua na escola.
Convidados – O professor Alickson Lopes, presidente da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque “Professor Eidorfe Moreira”, localizada no distrito de Outeiro, esteve presente. “É inspiradora a experiência do Liceu Escola em trazer um pouco da memória dos nossos ancestrais, da sabedoria do povo da floresta. E nós precisamos preservar e levar esse conhecimento a todos”, disse Alickson, que destacou, ainda, a Escola Bosque como uma escola poética que une a ciência e o conhecimento popular e deseja construir uma nova experiência para a cidade.
Missão – A agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva, também esteve presente. “Conhecemos a importância dessa escola que é referência na educação e no artesanato. E apesar de todas as dificuldades de Icoaraci, a escola tem a missão de receber, acolher e fomentar a educação como uma fonte de dignidade, formação para cidadania e melhoria para as famílias. A agência distrital é uma parceria neste governo integrado”, disse.
Durante a visita, a professora Lecinda Morais, oficineira do núcleo de artes presenteou a secretária com peça artesanal, que faz uma releitura de traços da cerâmica da Amazônia. A professora destaca o início da nova fase da escola. “A gente já vislumbra um novo tempo para a educação dos nossos alunos, por ser uma referência em arte e valorização da cultura local”. Ao final todos confraternizaram com um lanche oferecido por uma mãe de aluno, que participou da oficina de panificação, que hoje tornou-se sua fonte renda.
Texto: Tábita Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								