Com o “Café Partilhado da Esperança”, a Prefeitura de Belém homenageou na manhã desta sexta-feira,17, na Aldeia Cabana, o centenário de nascimento do educador Paulo Freire, que será comemorado neste domingo, 19. O evento foi realizado pela Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e a Defesa Civil de Belém. O Café, que contou com a presença do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, pontuou a importância de Paulo Freire para o desenvolvimento das ações da Prefeitura de Belém.
No início do governo, a Prefeitura montou um Grupo de Trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), com a participação da SecDH, para coordenar ações em diversas áreas, valorizando o legado de Paulo Freire. Essas ações irão culminar em um cortejo cultural neste domingo de manhã, que sairá da escadinha do cais e irá até a Praça da República, marcando a data do centenário do educador.
Esperança e partilha– O pernambucano Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. "Este evento mostrou que as secretarias estão sintonizadas na defesa do legado de Paulo Freire. Fizemos um Café Partilhado da Esperança porque Paulo Freire sempre trabalhou de forma coletiva, partilhada, analisando a realidade objetiva, mas semeando a esperança em suas práticas educacionais transformadoras", destacou Max Costa, titular da SecDH.
"É extremamente gratificante ver os órgãos da Prefeitura que atuam aqui, na Aldeia Cabana, se dando as mãos em torno dessa ação tão simbólica da Prefeitura de Belém, que é a eternização do trabalho de Paulo Freire", ressaltou a secretária de Esporte, Juventude e Lazer, Carolina Quemel.
"A escuta sensível e a importância do diálogo, valores promovidos pela pedagogia do Paulo Freire são também inerentes ao trabalho desenvolvido pela Defesa Civil. Por isso, nossa equipe se uniu às demais secretarias nesta importante homenagem pelo centenário do educador", pontuou Christiane Ferreira, coordenadora da Defesa Civil de Belém.
"Paulo Freire é cada vez mais atual porque ele afirmava que era a partir do conhecimento da realidade que havia a transformação. Hoje é exatamente disso que a gente precisa. Se nos basearmos em Paulo Freire, nós iremos construir uma sociedade mais fraterna e igualitária", destacou o vice-prefeito, Edilson Moura.
A Secretaria Municipal de Educação (Semec), que coordena o GT da Prefeitura de Belém em homenagem ao patrono da educação brasileira, também marcou presença no Café. Houve a apresentação da música composta para marcar o legado do educador dentro da "Ciranda de Sonhos". A Ciranda é uma das marcas do GT e remete às práticas educacionais de Paulo Freire, que eram feitas em círculos. O final do evento foi marcado pela apresentação de um grupo de carimbó.
Texto: Syanne Neno
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								