Segunda edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos repete o sucesso da primeira

O passeio deste domingo, 24, para a pequena Manoela Vasconcelos, de 10 anos, e seu pai, Max Oliveira, de 48 anos, moradores do bairro do Icuí, em Belém, foi diferente. Pai e filha saíram bem cedo de casa para chegar à Praça da República, na expectativa de encontrar o novo animal de estimação do lar. "Desde o dia em que soubemos que teria a segunda edição da feira, ela me pediu para vir à praça para adotarmos um cachorro", contou o pai da criança, que não largava o novo cãozinho do colo.

Após conhecerem diversos cães e gatos, Manoela decidiu: "Queira um filhotinho, para cuidar e levar para casa", disse a pequena. Felizes com a escolha, e com o novo animal de estimação em mãos, já castrado e vermifugado, pai e filha saíram da 2ª Feira de Adoção de Cães e Gatos satisfeitos e com vários planos para o novo membro da família. "Já tenho uma caminha para ele e meu pai vai fazer uma casinha também", completou sorridente Manoela, que ainda não escolheu o nome do animal. O pai disse que a família, toda reunida, deve decidir o nome para o cachorrinho.

A feira, que já está na segunda edição, é um evento realizado pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio do Centro de Zoonoses. Ao todo, ficaram disponíveis para adoção 70 cães e gatos, filhotes e adultos, todos vacinados, vermifugados e banhados.

Ainda durante a ação, as famílias que adotaram os animais puderam acompanhar os atendimentos com veterinários, para controle de doenças comuns, como raiva e leptospirose. Foram repassadas, também, orientações sobre alimentação, vacina e castração.

Para a auxiliar de escritório Vanessa dos Santos, de 45 anos, o passeio de domingo na praça valeu muito a pena. "Saí para trazer meus filhos para aproveitar o dia na praça, e quando vi a feira de adoção os trouxe para escolher um novo animal de estimação para nosso lar", contou a auxiliar, que levou para casa um gato.

A prefeita em exercício de Belém, Karla Martins, prestigiou a ação e comentou sobre a importância da feira. "Toda a equipe da Prefeitura de Belém se sente muito feliz e realizada com este evento, que após o grande sucesso da primeira edição, chega à segunda repetindo o grande sucesso", ressaltou.

A prefeita em exercício também pontuou sobre a reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “A prefeitura está ampliando o CCZ para, com isso, melhorar o acolhimento dos animais e as condições de trabalho dos profissionais que atuam no local”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim, também falou sobre o evento e enfatizou a qualidade de vida que os animais que são doados recebem. “Com a grande participação do público na primeira edição da feira, e agora na segunda também, a PMB deve realizar a ação periodicamente”, adiantou. “Os animais que recebem o novo lar ganham maior qualidade de vida”, completou.

Durante a programação, a equipe de Vigilância e Saúde esclareceu, ainda, sobre doenças como a dengue e chikungunya, e também sobre as doenças transmitidas por animais.

Shows do grupo folclórico Frutos do Pará e a banda da Guarda Municipal de Belém animaram o evento com músicas e danças. O projeto “Brinca Belém”, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) foi um dos grandes atrativos para a criançada que participou da segunda edição da feira.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar