Segurança de idosos no trânsito é tema de audiência pública em Belém

“Sempre ando de ônibus, já tive e presenciei problemas no trânsito da nossa cidade. Falta respeito, paciência e educação com os idosos. Por isso eu vim participar da reunião. Acho que temos que conhecer nossos direitos e cobrar melhorias”, disse Ilma Cunha Bacelar, 69, que foi à audiência pública referente à segurança de idosos no trânsito de Belém, realizada na manhã desta terça-feira, 29, no Auditório do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).

O evento promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI – Belém) reuniu a comunidade e representantes de órgãos e entidades interessadas em debater o assunto e discutir a criação de uma campanha educativa para conscientizar a população sobre os direitos da pessoa idosa no trânsito de Belém.

O debate buscou incentivar a população a conhecer as principais necessidades da pessoa idosa e construir parcerias com todos os segmentos da sociedade civil para pôr em prática a campanha. “Queremos propor soluções como forma de melhorar a segurança dos idosos no trânsito. São diversas dificuldades relatadas por eles, como arrancadas bruscas de motoristas, queda nos ônibus, desrespeito ao assento preferencial, acessibilidade de calçadas, entre outros problemas”, disse Gregory Sanches, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Belém.

Participaram do encontro organizações que abraçam a luta em defesa dos diretos da pessoa idosa, além da Comissão dos idosos da OAB, Fundação Papa João XXIII (Funpapa) que assiste idosos no Centro de Convivência da Terceira Idade – Zoé Gueiros, Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), Polícia Civil, Guarda Municipal, Câmara Municipal de Belém e Igreja Anglicana.

A audiência foi concluída com a proposta da elaboração de uma Carta de Intenções das Políticas Públicas, a partir dos pontos debatidos pelos representantes das organizações participantes do evento, que será apresentada aos governos estadual e municipal expondo as necessidades da pessoa idosa no trânsito da capital.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar