Segurança do Enem terá reforço da Guarda Municipal de Belém

Os estudantes da capital e dos distritos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci, que farão o Exame Nacional do Ensino Médio- Enem, neste domingo, 21, vão contar com a segurança dos agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB).

Mais de 270 agentes da segurança municipal, 11 viaturas e 27 motocicletas dos grupamentos Operacional e Tático, composto pelo Grupamento de Ações Tática (GAT), Ações Táticas com Cães (ATAC), Ronda da Capital (Rondac) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu), atuarão em uma força-tarefa em parceria com outros órgãos municipais e estaduais.

Prevenção para dar tranquilidade aos estudantes

O subinspetor da Divisão de Operações, Élcio Vale, que atuará como coordenador da missão Enem 2021, afirma que o efetivo vai atuar de forma preventiva, internamente nos locais de aplicação das provas, bem como, no patrulhamento ostensivo no entorno.

“O planejamento foi montado em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a GMB ficará responsável por 25 escolas, entre municipais, estaduais e particulares, com três guardas em cada uma”, informou o subinspetor.

Além dos postos fixos, bases e rondas a Guarda Municipal vai orientar os participantes sobre as medidas de segurança de prevenção contra a covid-19 e estará presente na sala de videomonitoramento, acompanhando a movimentação do exame pelo sistema de vídeo, no Centro Integrado de Operações (Ciop).

A população em geral pode denunciar qualquer ato por meio do Disque-Denúncia 153, central de atendimento gratuito da GMB. “Faremos a segurança das escolas e também inibindo a prática de ilícitos, dentro do que cabe a nossa corporação”, ressaltou Élcio.

Texto: Thais Veiga

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar