Sehab cadastra famílias vítimas de incêndio em programa de moradia

Uma ação da Secretaria Municipal de Habitação, realizada nesta quinta-feira, 11, na Agência Distrital de Icoaraci, cadastrou as quinze famílias que tiveram as casas destruídas por um incêndio na Comunidade Itália, ocorrido no último domingo, 07. A Defesa Civil Municipal já havia iniciado o atendimento às vítimas, junto com a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), e solicitou o apoio da Sehab para a identificação de medidas de suporte aos afetados.

Assistentes sociais e técnicos da Sehab coletaram dados e documentos e inscreveram as famílias no Programa Municipal de Habitação Viver Belém, destinado a atender famílias vulneráveis com renda total de até R$ 1,8 mil, com regstro no CadUnico do Governo Federal, que não possuam moradia e que não tenham recebido qualquer benefício de natureza habitacional.

Remanejamento – De acordo com o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, como as famílias afetadas moravam em área precária e perderam tudo, elas podem ser incluídas no cadastro na situação de remanejamento de vulneráveis, que é uma das prioridades do programa habitacional do município. “Nossa ideia é oferecer para eles a possibilidade de remanejamento para o Residencial Viver Outeiro, que já está com mais de 90% das obras executadas”, explicou o titular da Sehab.

Para o assessor especial da Sehab, Roony Oliveira, que acompanhou o atendimento social às famílias, muitas estão fragilizadas pela perda dos bens e da referência de moradia e o papel da Sehab é fundamental na ação que tem a participação da Defensoria Pública Estadual que também tem dado apoio às vítimas do incêndio.

Viver Outeiro – Com o cadastramento e a situação de vulnerabilidade a que estão expostas as famílias atingidas pelo incêndio, elas poderão ser incluídas no grupo de pessoas em situação urgente de remanejamento e poderão informar se têm interesse em receber uma das moradias do Residencial Viver Outeiro. O conjunto habitacional vai dispor de 1.008 apartamentos de dois quartos, com área externa urbanizada e espaço para lazer. A estimativa da Sehab, com as negociações em andamento com a Caixa, responsável pela execução das obras, é de conseguir a conclusão e entrega ainda neste ano de 2021. A obra teve início em 2014.

Incêndio – Na noite do domingo, 07, um incêndio destruiu 15 casas da Comunidade Itália localizada no bairro da Agulha, em Icoaraci. As moradias eram de madeira, em área de palafita e foram rapidamente consumidas pelo fogo. As famílias não conseguiram salvar quase nada. Muitas ficaram com a roupa do corpo. A Prefeitura de Belém atuou de forma integrada em apoio às vítimas com a mobilização dos órgãos de assistência e segurança.

Texto: Tania Menezes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar