Até o início de 2022, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) pretende entregar as 960 unidades habitacionais dos residenciais Maracacuera I e Maracacuera II, localizados na Estrada do Maracacuera, em Icoaraci. Os projetos estão com mais de 95% das obras concluídas, e as famílias pré-selecionadas para receber os imóveis estão sendo convocadas a comparecer à Sehab para atualizar o cadastro e a documentação, para que possam seguir para as etapas finais de seleção dos beneficiários das moradias.
O prazo para comparecimento das famílias à Sehab para atualização do cadastro é de até cinco dias úteis, após a publicação das listas de pré-selecionados no Diário Oficial do Município. Uma das publicações ocorreu nesta sexta-feira, 22, e a outra está prevista para a segunda-feira, 25 de outubro.
Das cerca de 1.300 famílias pré-selecionadas, aproximadamente 300 compareceram, até o momento, para complementar a documentação. Ao final desse prazo de comparecimento, caso o número de famílias não seja alcançado, a Secretaria de Habitação de Belém vai realizar um novo sorteio de famílias, com os inscritos no cadastro de reserva do Programa Viver Belém.
Transparência – "Nossa equipe social fez a busca das famílias, agora estamos fazendo essa chamada pelos jornais e vamos proceder com toda a transparência para garantir as moradias para as famílias cadastradas, conforme os critérios legais estabelecidos, como é a marca dessa gestão", ressaltou o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, sobre a chamada de famílias que também ocorre por meio de jornal de grande circulação.
Dona Cláudia Ferreira, de 35 anos, é uma das convocadas pré-selecionadas para receber uma unidade habitacional no Viver Maracacuera I. Desempregada, ela vive com os dois filhos gêmeos de dois anos na casa da mãe, no Paracuri, em Icoaraci, e não perdeu tempo para entregar os documentos e passar para a fase final de seleção dos beneficiários para as moradias. "Se Deus quiser, eu vou conseguir, vou colocar eles na creche e voltar a trabalhar", planeja Cláudia, que atualmente sobrevive da venda de uma banca de bombons que montou na rua onde mora.
Para agilizar o serviço de atualização cadastral, a Sehab destacou profissionais da equipe social exclusivamente para atender as famílias convocadas para o Viver Maracacuera I e II. "Nós estamos verificando e, a gente avalia, vê qual é a documentação que tá pendente, as assinaturas necessárias e pede para atualizar", explicou Albino Yuri, que atua na equipe de atendimento social da secretaria.
Sorteio – De acordo com o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, a definição dos beneficiários terá toda a transparência, caso seja necessário definir novas famílias. "Nós vamos buscar a presença dos órgãos de controle e fiscalização, como o Ministério Público, Defensoria Pública, para acompanhar tudo e fazer a transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Sehab", detalhou Rodrigo Moraes.
As listas de pré-selecionados pode ser acessadas pelos links abaixo:
Viver Maracacuera I – Sorteados que não compareceram.
Viver Maracacuera II – Sorteados que não compareceram.
Texto: Tania Menezes