Dezenas de famílias buscaram os serviços da Ação de Cidadania realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), para beneficiários do programa habitacional do Município, da área do Portal da Amazônia, na manhã deste sábado, 13.
Os atendimentos ocorreram na Escola Municipal Honorato Filgueiras, no bairro do Jurunas, das 8h às 12h, com a oferta gratuita de cortes de cabelo, orientação jurídica, verificação de pressão arterial e orientações sobre higiene bucal.
Além de cadastramento no Programa Tarifa Social da concessionária Equatorial Energia, que também disponibilizou a troca de lâmpadas comuns, por modelos mais econômicos, entre outros serviços.
Sem condições de pagar um advogado, a aposentada Solange Oliveira chegou cedo em busca de atendimento jurídico e orientações sobre como proceder em um processo judicial.
“Espero há nove anos e preciso entender o que devo fazer. Aqui me ouviram, o que às vezes é difícil, porque eu sou idosa e nem todo mundo tem paciência. Fiquei feliz com o caminho que me ofereceram”, disse a aposentada.
Ela terá a continuidade do serviço no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), parceira do evento com uma equipe de 16 acadêmicos de direito para a atender à comunidade.
Apoio jurídico – "A gente faz o primeiro atendimento aqui. E, caso haja necessidade de haver o prosseguimento, a gente faz o agendamento para o nosso espaço no NPJ da faculdade, onde a gente tem condições, efetivamente, de prosseguir com a nossa atuação jurídica", detalhou Vicente Noronha, coordenador do NPJ da Fibra. Segundo ele, essa é uma forma de fazer projetos de extensão e de facilitar o acesso à justiça para quem mais precisa.
Outro serviço bastante procurado na Ação de Cidadania foi o cadastramento no Programa Tarifa Social, disponibilizado pela Concessionária Equatorial Energia durante a programação. Por ele, é possível reduzir em até 60% o valor da conta para famílias de baixa renda.
A manicure Leila Sena aproveitou para se cadastrar, na esperança de reduzir o valor da fatura que, segundo ela, é de cerca de R$ 360,00 mensais, mesmo com poucos eletrônicos em casa.
“Praticamente trabalho só para pagar energia e tem as outras coisas, como comida, e tá tudo muito caro. Conseguir esse desconto é um sonho”, disse Leila, que vai aguardar cerca de 15 dias até o resultado do processo de cadastramento.
A programação foi planejada pela Sehab como forma de proporcionar serviços às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e aguardam pelas unidades habitacionais há mais de 10 anos.
“Essa ação vai se constituir uma constante à Secretaria Municipal de Habitação de buscar levar serviços para a população dos empreendimentos em que a Sehab atua e busca entregar ainda nesta gestão. É uma ação que também vai ao encontro da situação econômica e social, com aprofundamento da crise econômica que o país vem enfrentando e esses serviços são importantes”, destacou Rodrigo Moraes, titular da Sehab.
Segundo a dona de casa Enciene de Novaes Costa, integrante da Comissão de Moradores da Área do Portal da Amazônia, o momento é difícil para muitas famílias.
“Muita gente está desempregada e não tem acesso a esse tipo de serviço. Até um corte de cabelo, às vezes, a gente não tem como fazer, então é importante esse tipo de ação no nosso bairro”, avaliou a dona de casa.
Cuidados com a saúde – Com a parceria do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), a Ação de Cidadania contou com uma equipe de cerca de 20 profissionais de saúde, entre enfermeiros e técnicos, que atuaram na orientação da população sobre cuidados com a saúde e realizou a verificação de pressão, glicemia, saúde bucal.
“É uma responsabilidade social do Conselho, enquanto instituição que congrega a maior força de trabalho da área da saúde, que é a enfermagem. E é um momento de suma importância, para a gente fazer orientação básica e simples de saúde à comunidade, para que a gente possa tentar melhorar a vida da população”, ressaltou a presidente do Coren, Danielle Cruz.
Antes de ir trabalhar, a cozinheira Socorro Monteiro aproveitou para cortar os cabelos na Ação de Cidadania da Sehab. “Tô atrasada, mas já liguei e avisei que vou demorar um pouco para aproveitar o serviço, que quase não acontece aqui por perto de casa”, comemorou junto com Maria Ferreira, desempregada, que também conseguiu cortar os cabelos na ação. "A crise tá pra todo mundo, nem todo mundo tem outra opção", lamentou Maria.
A Ação de Cidadania coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação teve a parceria da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Regional de Enfermagem, Instituto Embelleze, Esamaz, Fibra, Equatorial Energia e Unama. Novas ações de serviços estão previstas para ocorrer na área da Vila da Barca, em Belém; do Paracuri, em Icoaraci; e Outeiro, nos próximos meses.
Texto: Tania Menezes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								