Sehab retorna obras da Vila da Barca em Belém

Depois de anos de espera, as famílias da Vila da Barca, finalmente, assistem a retomada das obras do projeto habitacional da área, pela Prefeitura de Belém. Foram mais de 10 meses de intensas negociações da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) com as empresas, bancos e Ministério do Desenvolvimento Regional, além da aplicação de recursos próprios do Município, para conseguir o início dos trabalhos neste mês de novembro.

Geração de empregos – A construtora CCM, responsável pela etapa terceira etapa da obra, já dispõe de cerca de 30 trabalhadores atuando no canteiro. A empresa também seleciona novos operários, que serão integrados à equipe com a chegada de mais materiais e a setorização dos serviços no projeto, que prevê a construção de 120 unidades habitacionais nesta etapa.

Caetano de Oliveira Dias foi um dos operários contratados esta semana, depois de oito meses desempregado e diz sentir alegria com a oportunidade. "Tenho uma filha pequena e estou com a mulher grávida, então, ter um emprego de carteira assinada é o que todo mundo quer e eu consegui. Tô muito feliz", comemorou.

Esforço Municipal – "É um grande esforço do Município, continuamos negociando para que as famílias possam desfrutar do direito de morar com dignidade aqui na Vila da Barca, dentro do menor prazo possível. Vamos fiscalizar de perto, para que tudo seja cumprido para atender bem essa nossa gente que tanto já esperou e já sofreu com a falta de infraestrutura", assegurou o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes.

Ele esteve em uma vistoria da equipe técnica da Sehab no canteiro de obras da Vila da Barca, na manhã desta quinta-feira, 18. Ainda segundo o secretário, a Sehab já finalizou negociações para a retomada de outra etapa e aguarda o início dos trabalhos que preveem serviços de infraestrutura e saneamento.

Chuvas – Com a aproximação do período de chuvas mais fortes, a equipe de engenharia informou que vai intensificar os trabalhos de fundações para evitar a diminuição do ritmo da obra nos meses de dezembro a março.

Desafios – O tempo de obra do projeto da Vila da Barca já se estende há mais de 16 anos, com várias paralisações e revisões de cronograma. Com isso, o valor orçado para a obra já não é suficiente para pagar o projeto.

"Por isso, estamos investindo recursos da Prefeitura de Belém, para dar andamento e concluir essa obra tão importante para a nossa cidade, mesmo diante dessa crise econômica, porque tratamos o direito à moradia como prioridade desta gestão", acrescentou o secretário de Habitação.

A pandemia também impactou no projeto. "Muita coisa parou, alguns materiais de construção sumiram do mercado e outros ficaram muito caros, e isso atrapalhou um pouco", relatou o encarregado da obra, Rogério Ferreira.

Histórico – O Projeto de Habitação da Vila da Barca foi idealizado pelo governo do prefeito Edmilson Rodrigues, ainda nos anos 2000, para a construção de 634 unidades habitacionais, intervenções de saneamento, reservatório de distribuição de água, praças, museu, cooperativa, centro cultural, feira/mercado, quadra poliesportiva e orla panorâmica.

Portal da Amazônia – Na vistoria de obras de habitação desta quinta, a equipe técnica da Sehab também visitou o canteiro do Portal da Amazônia, que segue também com ritmo intenso de trabalho. A previsão de entrega de mais 30 unidades habitacionais é até o final do primeiro semestre de 2022.

Texto: Tania Menezes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar