Sejel apoia Federação Paraense de Judô

O sol ainda nem tinha aparecido e a movimentação de atletas paraenses atrás do Bosque Rodrigues Alves era intensa, na manhã desta quinta-feira, 03. O local foi o ponto de encontro dos 99 representantes da delegação de judô, que embarcou para Fortaleza para a disputa do Campeonato Brasileiro Regional.

Pelo menos metade dos atletas teve a viagem garantida graças ao ônibus cedido pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer. Para muitos, sem esse transporte seria difícil chegar à capital cearense. Márcia Gomes, mãe do judoca Francisco Gil, categoria sub 15, conta que precisou recorrer à ajuda de parentes e amigos para bancar a viagem do filho, que não tem patrocínio. “Às vezes é muito difícil manter o atleta nessas viagens. Sem essa oportunidade no ônibus da Sejel ele não iria participar”, contou.

Sete atletas do Projeto Escola de Esporte, da Sejel, fazem parte da delegação. Todos foram campeões no torneio início do Campeonato Paraense e têm apoio garantido nas viagens para fora do estado. Mesmo assim, a mãe de Betânia Silva, uma das atletas do polo Sejel/Rancho comemorou a iniciativa da Prefeitura. “É uma preocupação a menos para os pais. São crianças, mas estão representando nosso Pará lá fora. Tem que ter esse incentivo para o esporte, sim”, defendeu.

O Campeonato Brasileiro da Região I será disputado por atletas do Amapá, Ceará, Maranhão, Pará e Piauí e acontecerá no Ginásio Paulo, em Fortaleza, capital do Ceará. A lista de atletas contem 454 nomes, 297 no masculino e 157 no feminino. O presidente da Federação Paraense de Judô, Eduardo Pinho explica que bons resultados nessa abertura do calendário nacional são fundamentais. “É nessa competição que a gente garante vaga para os brasileiros finais. Há quatro anos consecutivos somos campeões e estamos indo buscar o quinto título”.

Eduardo também comemorou a possibilidade de levar a delegação completa ao Ceará. A Federação cedeu um ônibus, mas foi o outro alugado pela Sejel que possibilitou a ida de todos os atletas. “Nós temos muitos atletas carentes viajando; a gente sabe das dificuldades desses atletas, dessas famílias, então a cessão desse ônibus pela Sejel foi maravilhoso”.

Texto: Fabiana Cabral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar