A chuva bem que tentou, mas não conseguiu tirar a animação e o firme propósito dos cerca de 90 participantes do aulão de ginástica realizado pela Coordenação de Lazer da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) na noite desta quinta-feira, 27, na orla do Portal da Amazônia.
Ninguém arredou o pé e, mesmo molhados, os alunos das academias ao ar livre da Praça Brasil, Praça Amazonas, Terra Firme e moradores dos bairros do Jurunas, Guamá, Canudos, Telégrafo e Umarizal, encharcaram a camisa de chuva e suor, em atividades orientadas pelos professores Magesso, Almir Kalif, Rosinha, Natana, Tiago, Luziedna e Edson Padilha.
Segundo Almir Kalif, coordenador de Lazer, a programação será fixa no calendário semanal da Sejel. “A intenção é que todas as quintas-feiras, a partir das 18 horas, a gente reúna o pessoal que malha em todas as nossas academias ao ar livre e as pessoas que frequentam o Portal, numa turma cada vez maior para a prática de exercícios de ginástica. A Sejel busca conscientizar a população de Belém sobre a importância de se obter qualidade de vida através das atividades físicas e de hábitos saudáveis“, informou.
O motorista Francisco Alves, que há oito anos participa na Academia ao Ar Livre da Praça Brasil, aprovou a ideia. “Achei ótimo! Agora uma vez por semana vamos fazer nossas aulas aqui neste ambiente agradável, à beira do rio, tendo ao fundo esta paisagem maravilhosa. Parabéns pra Sejel pela iniciativa!”, elogiou.
Sofrendo além do preconceito, sérios problemas de saúde, a doméstica Rúbia Pantoja não tinha condições financeiras para frequentar uma academia. Passando de ônibus viu os aulões e se informou sobre como participar. “Há quatro semanas estou frequentando a Academia da Praça Amazonas e estou me sentindo muito feliz porque meu organismo está melhorando e minha autoestima também”, comemorou.
Até os funcionários de apoio da Sejel entraram no clima e participaram dos exercícios. “Temos que dar o bom exemplo. Afinal, trabalhamos numa secretaria que leva esporte e lazer às pessoas”, disse o motorista Luiz Nery.
Ao final da aula, o professor Edson Padilha pediu que cada participante convide seus familiares, vizinhos e colegas de trabalho a conhecer e participar do projeto “Saúde e Lazer” da Sejel.
Texto: Áurea Gomes
Texto: Fabiana Cabral