"Eu me sinto muito bem em estagiar na Companhia de Desenvolvimento Metropolitano (Codem), porque consigo unir o que aprendi em sala de aula, com a prática no dia a dia. Conto com a orientação de ótimos profissionais e tenho certeza que essa experiência vai ser muito útil para o meu futuro profissional". A declaração é do estudante universitário Arthur Aragão, do 9º semestre do curso de Engenharia Cartográfica e Agrimensura da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
Arthur é um dos jovens que participa do Programa de Apoio à Formação de Estudantes para o primeiro emprego, desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), denominado Jovens do Futuro. Uma estratégia da gestão municipal, que visa estimular o envolvimento da juventude em processos de aprendizado, voltada à formação de estagiários, a partir da prática de atividades para a inovação, difusão e implementação de políticas públicas. Atualmente, são cem estagiários contratados pela PMB, mas, até o final do ano, a ideia é chegar a 700 jovens.
Dando prosseguimento ao programa, na terça-feira, 24, reuniu pela segunda vez com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Ufra e Instituto Federal do Pará (IFPA). O encontro, realizado presencialmente na sede da Semad e virtualmente, concluiu que a próxima contratação de estagiários para os órgãos públicos municipais será destinada aos alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura Integrada, para atuarem na Semec, e do curso de Serviço Social, para o Bora Belém.
Para a Secretária de Administração Jurandir Novaes, Jovens do Futuro é inovador. "Nosso objetivo é proporcionar a esse jovem uma experiência profissional completa nos órgãos da prefeitura, para que possa combinar os processos pedagógicos dos seus cursos com as diretrizes da instituição pública. Para isso, desenvolveremos com as universidades atividades formativas para seus alunos, com o objetivo capacitá-los para ingressarem no mercado de trabalho mais seguro", concluiu.
O estágio tem duração de um ano, renovado a cada seis meses, para estudantes regularmente matriculados e cadastrados no CIEE. A carga-horária corresponde a 4h/turno, no período da manhã ou da tarde, tendo direito a bolsa remunerada com o valor de R$ 400,00 e mais R$ 79,20 para ajuda de custo com o transporte.
Texto: Carolina Boução
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								