Semad é o primeiro órgão municipal beneficiado com rede de fibra óptica

Um mês após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, envolvendo a Prefeitura de Belém, através da Companhia de Informática (Cinbesa), a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a primeira secretaria municipal a ser interligada ao anel de fibra óptica foi a Secretaria Municipal de Administração (Semad), nesta sexta-feira, 27.

O acordo permite que a prefeitura de Belém tenha, em um prazo muito curto, uma rede de fibra óptica de alta capacidade que vai interligar os órgãos municipais.

A Secretaria de Administração é apenas a primeira a ser beneficiada. “Foram usados 700 metros de fibra nessa conexão. Com isso, a Semad passou a ter uma economia de tempo de informação, melhor acesso aos sistemas, aumento do nível do serviço, troca de informações, uma conexão melhor. Por exemplo, o que fazia em 20 minutos, agora é feito em 28 segundos”, comentou o presidente da Cinbesa, Regis Junior.

A rede está alinhada ao programa Navega Pará, que propõe a inclusão social e digital, através do uso da tecnologia, serviços eletrônicos e acesso à internet pública.

Agora a Prefeitura tem acesso à transmissão de conhecimentos científicos e de tecnologias, fazendo uso compartilhado de infraestrutura de redes e telecomunicações, instalações, sistemas e equipamentos.

A próxima secretaria a ser interligada vai ser a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em seguida a Secretaria de Finanças (Sefin) e depois a Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Texto: Priscylla Gester

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar