Emoção e confraternização marcaram o Dia do Enfermeiro, Assistente Social e Técnico de Enfermagem na manhã desta quarta-feira,14, no HPSM Mário Pinotti. Os profissionais da saúde receberam durante toda a manhã tratamento facial, cursos rápidos de automaquiagem, cortes de cabelo e massagens terapêuticas, além de brindes. Com grande participação dos enfermeiros – cujo dia foi comemorado na última segunda-feira – e também técnicos e auxiliares, a direção do hospital deu início à programação, voltada especialmente a estes profissionais que constroem o dia a dia do hospital.
Os 79 enfermeiros, 19 assistentes sociais e 330 técnicos de enfermagem são os profissionais do Mário Pinotti que foram lembrados pelo trabalho que desenvolvem no maior hospital de pronto atendimento de Belém. “Estamos falando de pessoas que cuidam de outras pessoas com muito carinho e isto é uma vocação que tornam esses profissionais tão especiais”, declarou o diretor geral do PSM da 14, Sérgio de Amorim Figueiredo, lembrando ainda do apoio diário da equipe técnica dentro do hospital. “Esse apoio que recebemos de todos vocês é imprescindível para o nosso sucesso. Estou muito feliz de estarmos hoje aqui comemorando juntos essa data. Estamos adotando essa prática de valorização do servidor porque nós sabemos que vocês são os grandes responsáveis pelo crescimento deste hospital”, afirmou, reiterando que essas ações serão realizadas dentro do hospital para o servidor frequentemente.
A técnica de enfermagem Nilva Araújo que trabalha no hospital há 19 anos, disse ter se sentindo gratificada com a comemoração. “Eu estava com uma dor horrível nas costas, e fui logo providenciar a massagem com a equipe que está aqui. Minha coluna está nova, por mim ficaria o dia inteiro recebendo essas massagens”, brinca a servidora.
Quem fez a reflexologia podal (terapia complementar que se utiliza da manipulação dos pés e ajuda na circulação) foi a assistente social Conceição Albarado, que trabalha na parte de acolhimento do hospital, e afirma que esse foi um dos melhores presentes que ela poderia ter recebido pela data. “Meus pés estavam muito cansados, pois passo muito tempo em pé. Depois das massagens ficaram bem aliviados”, declarou Conceição.
Texto: Kezia Carvalho