A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec) intensificou sua presença nas escolas da rede por meio do trabalho dos técnicos de assessoramento pedagógico (TAPs). Criadas em maio deste ano pela Secretaria Executiva Pedagógica, as equipes de TAPs fazem visitas regulares de apoio às gestões escolares, fortalecendo o planejamento pedagógico e promovendo formações em serviço.
Atualmente, a rede conta com 12 técnicos para o ensino fundamental, dez para a Educação Infantil e dois para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). Cada TAP é responsável por um conjunto de escolas, assegurando um acompanhamento mais próximo, intencional e personalizado.
De acordo com a secretária executiva pedagógica da Semec, Beatriz Morrone, a iniciativa reduz a distância entre a secretaria e as unidades de ensino. “A gestão da sede da Semec precisa estar próxima das escolas para apoiar na superação de desafios e acompanhar a implementação das ações voltadas à garantia da aprendizagem. Nesse processo, os TAPs são o elo que fortalece a parceria entre sede e escola. As ações deles têm rotina, intencionalidade e metodologia, assegurando sinergia, coerência e melhoria contínua”, destacou.
Crédito: Luís Miranda

As equipes se reúnem quinzenalmente para definir metas e alinhar estratégias. O trabalho inclui tanto assessoramento pedagógico quanto o encaminhamento de demandas administrativas, que são socializadas com os demais departamentos da Semec para encaminhamentos e agilidade na comunicação.
Na prática, os resultados dessa nova maneira de acompanhar o trabalho pedagógico já são percebidos nas escolas.
Na Escola Municipal Palmira Gabriel, no bairro da Pedreira, a técnica de assessoramento Yandala Damasceno tem apoiado, por exemplo, a implantação do Programa de Recomposição da Aprendizagem. Assim como ela, os demais TAPs orientam sobre a avaliação diagnóstica e a Avaliação Belém 2025, orientam quanto à preparação para as avaliações externas de Fluência Leitora e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e avaliam as escolas a partir dos Parâmetros de Qualidade da Educação Infantil, dando suporte também em situações específicas, para a melhoria da oferta da Educação para todos os estudantes da rede municipal de Belém.
O coordenador pedagógico da Escola Palmira Gabriel, Andrei Ribeiro, reforça a importância desse trabalho: “Os TAPs, como a gente chama, são fundamentais. A Yandala está sempre à disposição, nos auxilia nas dúvidas, leva nossas demandas à secretaria e participa dos nossos eventos. A gente se sente acolhido pela prefeitura”.
Crédito: Luís Miranda

De maio até o início de setembro, somente a equipe voltada ao ensino fundamental já realizou cerca de 300 visitas às escolas. Segundo a Semec, a atuação dos TAPs tem garantido maior precisão na execução da política educacional do município e fortalecido o Pacto Municipal pela Aprendizagem em toda a rede.
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								