A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou nesta sexta-feira, 19, o 1° Círculo de Cultura do Colegiado da Diretoria de Educação (Died), com o tema "Organograma da Esfera Educacional e as Interseccionalidades Freirianas", reunindo os representantes das 11 coordenadorias da Died. A programação é parte do processo de construção do projeto político-pedagógico da educação pública municipal de Belém.
Orientada pelo pensamento de Paulo Freire, a Semec está democratizando o espaço de construção de políticas educacionais e valorizando a pluralidade étnica e cultural distribuída em diferentes territórios da grande Belém. Assim, o encontro é parte de um processo coletivo de planejar estratégias para a elaboração de um projeto de educação que garanta a efetivação de valores e princípios da democracia participativa.
O 1° Círculo tem o objetivo de organizar um planejamento, a partir do diagnóstico realizado por meio de reuniões e encontros virtuais com os servidores, estabelecendo mecanismos de dialogicidade e afetividade na nova relação da Semec com a comunidade escolar.
"Estamos vivento um momento em que voltamos acreditar na educação. É tempo de esperançar, tempo em que nossas prioridades são as escolas e os sujeitos que estão nelas", disse a professora Dorilene Melo, diretora de educação da Semec. Ela acrescentou que "no governo da nossa gente, a escola não será ‘qualquer escola’, mas a escola como ponto de cultura, de diálogo e de participação popular. Não é uma tarefa fácil, mas estamos organizados e preparados”.
A secretária municipal de educação, Márcia Bittencourt, destacou, no encontro, que cada coordenadoria representa a Diretoria de Ensino, a Secretaria de Educação e o prefeito Edmilson Rodrigues e que as ações de cada um dos participantes repercutem na sociedade.
“A nossa ação é dialógica, é participativa, é construída por nós, da Secrataria, pelas pessoas que nos antecederam no sonho desse novo projeto pedagógico e continuamente, permanentemente em diálogo com a sociedade, com professores, pesquisadores, estudantes. E esse outro momento, do diálogo com as pessoas que estão de fora e que contribuem com o projeto pedagógico, ele é preciso, ele é necessário e ele vai acontecer. E nós vamos escrever, nessa nova história, os nossos cadernos pedagógicos com os princípios e o plano político-pedagógico da educação do município de Belém”, afirmou a secretária.
A intenção da Secretaria é que nos próximos encontros já exista um documento-base para orientar a gestão na implementação de um novo projeto de educação para Belém.
Texto: Carla Fischer
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								