O Programa Forças no Esporte (Profesp) terá a sua segunda edição no município de Belém. A notícia foi confirmada durante reunião realizada nesta quinta-feira, 12, entre representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Comando Militar Norte. O Profesp promove a inclusão social por meio de atividades esportivas, recreativas, rítmicas, de civismo, higiene e meio ambiente, por exemplo. As atividades do programa ocorrem no 2° Batalhão da Infantaria de Selva, 2º BIS. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação.
Outra boa novidade é que mais alunos serão beneficiados no exercício de 2015. Anteriormente, 60 estudantes de três escolas eram atendidos. Este ano mais duas escolas irão aderir ao programa, totalizando assim a participação de 100 alunos da rede municipal de ensino. O programa está previsto para iniciar no próximo mês. As escolas atendidas ainda estão sendo definidas.
As atividades são realizadas no contraturno escolar, três vezes por semana. O programa garante ainda almoço e lanche aos alunos, e a Semec viabiliza a presença de profissionais qualificados para o monitoramento das atividades.
A experiência do programa, que foi bastante exitosa no município de Belém, garante aos alunos a possibilidade de ampliar conhecimentos e traçar novos caminhos. “Estou muito feliz com o resultado. É possível perceber que as crianças melhoraram em comportamento, na disciplina, e isso é muito bom. É um resultado excelente. É uma maneira de tirar as crianças da rua, dar a elas um outro norte, um futuro diferente da realidade da criança, que muitas vezes é de risco”, disse contente a Secretária de Educação, Rosinéli Salame.
Entre as atividades, as crianças passam por uma avaliação onde são colhidas informações como peso, altura e idade. Durante a primeira edição do programa, foi possível detectar também a mudança de hábito das crianças em relação à alimentação.
Para a Diretora do Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Elizabeth Gomes, que participou dos momentos de integração, é notável a mudança para melhor dos hábitos alimentares dos alunos. “Tinha aluno que só comia macarrão instantâneo, outros que só comiam ovo, porque eram acostumados a comer em casa. Aos poucos, essa realidade foi mudando e hoje os alunos já possuem uma outra cultura alimentar, são mais saudáveis”, afirmou.
O coordenador geral do Profesp, junto ao 2º BIS, no ano de 2014, Major Marcelo Rondon, expôs a satisfação da parceria realizada entre a Semec e o comando militar. “Foi muito bom, ocorreu tudo como havíamos planejado e quem agradece são as crianças, são as famílias”, afirmou.
As ações provenientes da integração entre a escola e o comando militar farão a diferença no futuro das crianças e suas famílias. “As ações realizadas neste momento serão vistas daqui a dez anos. Estamos construindo uma sociedade melhor”, disse o atual coordenador geral do Profesp, junto ao 2º BIS, Tenente Coronel Clodoaldo Santana.
Texto: Aline Saavedra