Para estreitar laços com as 27 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Organizações da Sociedade Civil Interesse Público (OSCIs), a Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da coordenação de Educação Infantil, promoveu a primeira reunião formativa nesta terça-feira, 11. O encontro foi transmitido pela plataforma do Google Meet e serviu para compartilhar diretrizes da educação progressista da atual gestão, que começa na primeira infância.
A coordenadora da Educação Infantil, Miriam Amaral, destacou a importância da reunião. “São 5.031 crianças da educação infantil atendidas pelas OSCs e após a assinatura do termo de ajuste de gestão fechamos parceria com 27 instituições. Esse momento é singular para darmos os direcionamentos pedagógicos para promover por meio da dialocidade uma educação popular, democrática e progressista. Temos ainda 20 mil crianças na educação infantil e precisamos colocá-las no centro curricular”, disse.
Durante a reunião foram apresentados aos gestores das instituições os coordenadores da Secretaria, entre eles, o assessor da diretoria de educação, Laurimar Matos; a coordenadora do Centro de Referência de Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes, Tatiana Vasconcelos; a coordenadora da Educação para Relações Ético Raciais, Sinara Dias; a coordenadora da Educação de Campo, das Águas e das Florestas, Valéria Lopes e a coordenadora da Educação Física, Érica Ferreira.
“Temos que nos integrar. Mesmo com sua autonomia as instituições precisam estar mais próximas de nós, compreender a nossa prática pedagógica e o projeto de educação que temos para Belém numa relação sadia”, disse Laurimar Matos.
A professora Tatiana Vasconcelos destacou que existe um número considerável de alunos com Transtorno do Espectro Autista e é preciso fortalecer e desenvolver este trabalho coletivo informando que o Crie é responsável pelo atendimento educacional especializado, avaliação, formação e apoio às famílias. A professora Sinara Dias acrescentou que a educação antirracista deve ser trabalhada desde a primeira infância com a valorização da autoestima das crianças por meio da literatura infantil. A professora Valéria Lopes lembrou que na educação de campo é possível compartilhar saberes e conhecimentos das comunidades. A professora Érica Ferreira destacou que a educação física faz parte do currículo das escolas e precisa ser colocada mais em prática.
Miriam Amaral reforçou que é importante as instituições incorporarem as coordenações da Semec para participar das atividades e ações que buscam debater temáticas singulares e que são extremamente relevantes comoa educação antirracista, educação inclusiva e outras. Ela informou também que existe um grupo de trabalho que irá criar formações para os professores da educação infantil para desenvolver por meio das aulas não presenciais o currículo da educação infantil a partir das artes visuais como forma de interagir cada vez mais com as crianças que neste momento de pandemia estão em casa.
“Nossos princípios são a defesa da vida e do meio ambiente, a educação como direito social de todos e dever do estado democrático, a participação popular e a inclusão social. Queremos garantir o acesso e permanência das crianças de 0 a 5 anos na educação infantil e proporcionar um desenvolvimento integral, valorizando também os profissionais”, disse Miriam ao pontuar os valores e diretrizes da educação infantil.
Texto: Tábita Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								