A Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) apresentaram o balanço do retorno das aulas presenciais ao Ministério Público Estadual (MPPA), em reunião virtual conduzida pela promotora de justiça Ioná Nunes, realizada nesta segunda-feira, 27, onde também participaram representantes de sindicatos da educação.
A pedagoga do MPPA, Danielly Damásio, que acompanhou a preparação para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino, destacou que em contato com gestores e diretores observou um grande comprometimento no planejamento e implementação das medidas necessárias para o retorno.
A secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, apresentou o balanço de todo o processo e assegurou que a Semec conseguiu garantir o retorno, após a segunda dose da vacinação contra covid-19 dos trabalhadores da educação. "Organizamos juntamente com a Sesma o protocolo de retorno com reuniões com os gestores em Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Belém, em agosto, que foram muito produtivas”, ressaltou.
Márcia Bittencourt explicou que a Sesma apresentou um panorama epidemiológico, que confirmou um retorno seguro. "Criamos o aplicativo Guardiões da Saúde com a Sesma e a Universidade Federal do Pará (UFPA) e formamos servidores para acionar a vigilância sanitária, em casos suspeitos de covid-19 nas escolas", complementou a secretária, enfatizando que tudo está funcionando dentro do planejamento.
Ela também informou sobre uma grande ação da Busca Ativa Escolar, realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e o programa municipal de renda cidadã Bora Belém, que a partir de outubro, com a ajuda de 50 estagiários e assistentes sociais contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) Nº 001/2021 visitarão residências de estudantes para fazer um levantamento preciso da evasão escolar decorrente da pandemia de covid-19.
O diretor de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Cláudio Salgado, ressaltou que o avanço da campanha de vacinação da população nos meses de agosto e setembro apresentou uma estabilidade epidemiológica. Com a criação do Guardiões da Saúde, 185 escolas estão sendo monitoradas desde o retorno presencial no dia 13 de setembro.
Texto: Tábita Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								