Semec e Sesma iniciam ações para promover educação e saúde integral

As secretarias municipais de Educação (Semec) e da Saúde (Sesma) se reuniram nesta terça-feira, 4, para alinhar as ações que vão promover educação e saúde integrais e integradas. A iniciativa é resultado da segunda etapa do planejamento estratégico do “Governo da Nossa Gente”, discutido na última sexta-feira, 30.

“O prefeito Edimilson Rodrigues solicitou que nós, secretários de Educação e Saúde, começássemos a construir ações integradas, que possam cuidar das crianças de forma integral. Belém já está mostrando com a vacinação da Covid-19 e, agora, unir à Educação, que é uma secretaria significativa para ele”, informa Márcia Bittencourt, secretária de Educação.

De acordo a gestora, a intenção é potencializar as ações do governo para que Semec e Sesma protagonizem a educação e saúde juntas e coloquem em prática a curto e longo prazo da gestão. Ela explicou que a educação integral busca atender a criança em tempo integral na escola, onde entra na instituição de manhã e só sai no final da tarde, com um acompanhamento mais amplo.

“A Semec pretende ter uma escola integral em cada um dos oito distritos de Belém”, adiatou. Quanto a educação integrada, a secretária explicou que a ideia é tornar a escola um ponto de cultura, com portas abertas no fim de semana, para atender a comunidade escolar com atividades esportivas, lazer e culturais.

“A Sesma conta com diversos equipamentos e materiais para desenvolver essas ações de educação e saúde integral e integrada, como veículos, consultórios de rua, odontomóvel, ônibus consultório e outros. Temos também duas ambulanchas e estamos adquirindo mais cinco”, informou o secretário de Saúde, Maurício Bezerra, que já sinaliza começar as ações nas escolas sem aula presencial. “A gente vai pensar como será feita essa abordagem com a população, alunos, seus familiares e funcionários”, disse.

Para os meses de maio e junho, a secretária de Educação, Márcia Bittencourt, apresentou a proposta de começar as ações voltadas, inicialmente, para a atualização do calendário de vacinação das crianças e o cuidado odontológico. Enquanto as duas secretarias planejam uma ação maior para atender a população, a ideia é conscientizar e orientar sobre os serviços de saúde, de forma educativa.

Além dos titulares da Sesma e da Semec, estiveram presentes na reunião Juliana Lavareda, do Núcleo de Promoção à Saúde da Sesma; Mayra Rolla e Patrícia Goldin, do Programa Saúde na Escola (PSE); a arte educadora Juliana Porto; integrantes da equipe da saúde primária da Sesma; a diretora geral da Sesma, professora Araceli Lemos; e a assessora especial, professora Guiomar Cruz.

Texto: Tábita Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar