Escolas municipais localizadas na Ilha Grande e do Combu receberam kits resultantes da parceria do Fundo das Nações Unidadas para a Infância (Unicef) com a Prefeitura Municipal de Belém, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
As unidades de ensino receberam lavabos de mãos infantis, doados pelo projeto Resposta à Covid-19, promovido pelo Unicef). A Semec também fez a entrega de kits Covid-19, livros didáticos e chips, investimento da Prefeitura de Belém para assegurar a educação pública municipal nas ilhas durante a pandemia.
A Semec recebeu a doação de 32 lavabos de mãos do Unicef que já vêm com três dispensers, um com álcool em gel, um com sabão líquido e um para as escolas colocarem papel toalha.
A entrega de quatro lavabos foi realizada nesta quinta-feira, 8, nas escolas localizadas na ilha do Combu e seus furos. Entre elas, a Emec Sebastião dos Santos Quaresma e Emec Milton Montes, e seus anexos escolares Santo Antônio, Nazaré e Nossa Senhora dos Navegantes.
Parceria ampla
A secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, destaca que a parceria com o Unicef existe em várias dimensões, desde a iniciativa da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), ao acolhimento dos refugiados Warao, a busca ativa escolar permanente até a doação dos lavabos para as escolas.
“É muito importante para gente receber este material de uma empresa parceira do Unicef e entregá-los nas escolas de maior vulnerabilidade. É um prazer conviver e trabalhar com o Unicef”.
Inclusão digital
Para estruturar o Sistema Remoto de Ensino do Município de Belém e dos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro e garantir o acesso às redes sociais e as plataformas educativas que serão desenvolvidas pelo corpo docente, a Prefeitura de Belém investiu mais de R$ 102 mil. Os chips de telefonia vão contribuir na comunicação entre professores e alunos no ensino não presencial das escolas da ilha.
Cada chip de telefonia móvel tem uma franquia mínima de 20 GB, para que seja suprida a necessidade do ensino-aprendizagem dos professores da rede. Com esta aquisição estão sendo contempladas 203 unidades escolares e 3.205 educadores.
A OI móvel foi a empresa vencedora no certame licitatório, no valor unitário de R$ 6 por Chip. O prazo de vigência do contrato é de seis meses, iniciando-se a partir da assinatura, podendo ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos, até o limite de 60 meses.
“A entrega dos chips faz parte do compromisso do nosso governo de cuidar dos professores e reconhecer o trabalho que eles fizeram na pandemia com seus próprios recursos, que vem com um aplicativo para colocar todo o material pedagógico. É uma ação de inclusão digital para os nossos professores”, reforçou Márcia Bittencourt.
Suporte no ensino
A professora Manuele Cunha, da educação infantil da Emec Sebastião dos Santos Quaresma, já recebeu o seu chip. "É uma grande ajuda pra gente. A maioria das atividades que preparamos são pesquisadas na internet. Então, vai ajudar muito no planejamento das atividades, ou seja, um suporte importante para trabalhar com as nossas crianças".
Além do lavabo e chips foram entregues tapete sanitizante, borrifador de álcool em gel, fita adesiva para marcação de distanciamento social e livros didáticos.
Texto: Tábita Oliveira