A Prefeitura de Belém premiou nesta terça-feira,1º, os vencedores do II Concurso de Poesias em homenagem aos 400 anos de Belém, realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Com o tema “400 anos de história:“Belém, minha terra, meu rio, meu chão”, o concurso, lançado no último mês de abril, teve cerca de 400 poesias em nove categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental ( Ciclo I, Ciclo II, Ciclo III e Ciclo IV), Educação de Jovens e Adultos, professores e servidores. A premiação foi realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, durante a programação da XIII Mostra de Saberes da Semec.
Raiany Lima, aluna da Escola Madalena Raad, não escondia a felicidade de ter conquistado a primeira colocação na categoria do Ciclo IV, do Ensino Fundamental.“Quando escrevi a minha poesia queria mostrar que Belém não é isso que falam por aí, que ela não é maltratada. Queria falar das coisas boas que nos temos e que gosto na minha cidade. Por isso fiquei muito feliz dela ter se destacado”, contou.
Em setembro, quando foi divulgada a lista dos 20 classificados em cada categoria, o nome da professora Marilene Miguel, da Escola Honorato Filgueiras, estava lá. Nesta terça ela comemorava a classificação e o aprendizado que teve com a produção de poesias. “Eu vejo na poesia a necessidade da pesquisa. Se eu vou falar da minha cidade, preciso conhecê-la. Eu percebi que somos filhos de Belém e não conhecemos tudo sobre ela”, explicou.
Todas as poesias escolhidas foram publicadas em um livro, distribuído aos participantes do concurso e às escolas da rede pública. Os vencedores também ganharam computadores, tablets e bicicletas. “Com este concurso, tivemos a intenção de mostrar a importância da poesia no âmbito escolar, pois esta nada mais é, do que o retrato da nossa imaginação, da nossa autenticidade, beleza e emoção. Ela nos dá uma visão geral de que as crianças devem ser estimuladas desde pequenas para o seu fazer poético, que elas são capazes de transmitir todas as sensações espontaneamente, e que, desde cedo, podem e devem ser consideradas poetas de verdade”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame.
Ganhadores
Categoria: Educação infantil – Maternal I e II
Aluno: Yago Monteiro Teixeira
Unidade de Educação Infantil Verdejante 
Categoria: Educação infantil – Jardim I e II
Aluno: Yago Henrique Oliveira Barbosa
Unidade Pedagógica Satélite ( E.M.E.I.F Gabriel da Silva Lage)
Categoria: Ciclo I
Autor: Laila Beatriz de Souza Cardoso
Escola: E.M.E.I.F. Edson Luís
Categoria: Ciclo II
Autor: Maria Eduarda Dias Durães
Escola: E.M.E.F. Silvio Nascimento 
Categoria: Ciclo III
Autor: Raira Beatriz Conceição Lucena
Escola: E.M.E.F. República de Portugal 
Categoria: Ciclo IV
Autor: Raiany de Paula do Nascimento Lima
Escola: E.M.E.F. Maria Madalena Corrêa Raad 
Categoria: EJA
Aluno: Samuel Nunes do Espirito Santo
Escola: E.M.E.F. Maria Madalena Corrêa Raad 
Categoria: Magistério
Autor: Solange da Silva Souza
Escola: E.M.E.F. República de Portugal
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								