Semec produz clipe em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire

Uma grande roda educativa em homenagem ao centenário de um dos maiores brasileiros se formou no Bosque Rodrigues Alves, na manhã desta segunda-feira, 30, para a gravação do clipe da música “Ciranda de Sonhos”.

A homenagem ao centenário de Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira contou com a participação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. A programação foi articulada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), que escolheu o Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves como cenário para a gravação.

“O grande objetivo desse encontro de hoje é reunir várias pessoas da Secretaria de Educação e fazer uma grande ciranda em homenagem ao centenário de Paulo Freire. Através dessa música nós queremos convidar toda a cidade para entrar nessa ciranda e alfabetizar Belém”, explica a educadora Taíssa Barbosa, que compõe o Grupo de Trabalho (GT) do centenário de Paulo Freire da Semec.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, citou uma frase de Paulo Freire para explicar a importância da educação para a cidade. “Como Paulo Freire diz: sem educação é impossível transformar, ainda que ela não seja a única necessidade do espaço”, afirmou.

Cidade alfabetizadora e leitora

O prefeito finalizou sua participação, parabenizando os educadores presentes e reafirmou seu compromisso com a educação enquanto gestor municipal e como professor.

A música “Ciranda de Sonhos” é uma criação coletiva das educadoras e servidoras da Semec, Rita Melém e Cris Rodrigues, em parceria com a musicista Giselle Griz.

Elas contam que a inspiração para a criação da canção veio do legado deixado por Paulo Freire, sobre construção de uma educação popular a partir de uma cidade alfabetizadora e leitora.

“Nós acreditamos que a leitura é um direito. Uma Belém inclusiva é o nosso objetivo com tudo isso”, pontuou Rita Melém, uma das compositoras. O clipe da música “Ciranda de Sonhos” deve ser lançado no mês de setembro nas comemorações dos 100 anos de Paulo Freire.

Livrar Belém do analfabetismo

No próximo dia 19 de setembro é, de fato, a data do centenário do educador Paulo Freire. Mas desde o começo deste ano a Prefeitura de Belém, por meio da Semec, realiza diversas atividades com o intuito de promover mais educação, inclusão e acesso à leitura na cidade. A meta maior do Grupo de Trabalho Paulo Freire é livrar a capital paraense do analfabetismo.

“A Prefeitura de Belém tirou como ação prioritária de governo na educação alfabetizar Belém. O nosso prefeito quer declarar Belém livre do analfabetismo e é por meio desse programa que vamos conseguir alcançar essa meta”, informa a A secretária de Educação de Belém, Márcia Bittencourt.

A professora de língua portuguesa e servidora da Semec, Socorro Dantas, aproveitou a ação para trazer a neta, Yasmim Cunha, de 7 anos, que também é estudante da rede municipal de ensino, para participar da luta pela a educação. "Isso é uma possibilidade da gente lutar por uma educação realmente inclusiva. Este ato de hoje, além do centenário de Paulo Freire, marca também a educação como um processo de educação social”, informa a educadora.

Texto: Fabricio Lopes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar